Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81894
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de aprendizagem por competências no ensino de ciências: a sequência Fedathi e as metodologias ativas
Título em inglês: Assessment of Learning by Competencies in Science Education: The Fedathi Sequence and Active Methodologies
Autor(es): Aquino, Eliene Alves de
Orientador: Souza, Emmanuel Prata de
Coorientador: Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave em português: Aprendizagem;Competência Profissional;Sujeitos da Pesquisa;Avaliação Educacional;Ensino
Palavras-chave em inglês: Learning;Professional Competence;Research Subjects;Educational Measurement;Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: AQUINO, Eliene Alves de. Avaliação de aprendizagem por competências no ensino de ciências: a sequência Fedathi e as metodologias ativas. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/81894. Acesso em: 08 ago. 2025.
Resumo: O ensino de Ciências na atualidade enfrenta o desafio de se reinventar, buscando formar cidadãos críticos e engajados com o mundo ao seu redor. Nesse contexto, a avaliação por competências emerge como uma abordagem promissora, indo além da mera memorização de conteúdos. Para esta pesquisa, competência é entendida como a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas complexos e tomar decisões conscientes. Além disso, documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) corroboram essa visão, destacando a necessidade de desenvolver competências gerais e específicas nos alunos. A presente dissertação explora a avaliação da aprendizagem por competências no ensino de Ciências, investigando o uso da Sequência Fedathi e das metodologias ativas como ferramentas para promover uma formação integral dos estudantes. A pesquisa parte da seguinte pergunta: Quais as contribuições de um instrumento de avaliação, nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental e na disciplina de ensino de ciências do curso de Pedagogia que vise a avaliação da aprendizagem baseada em competências? Objetiva-se contribuir com uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em competências, fundamentada na metodologia de ensino Sequência Fedathi à luz da avaliação por competências. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, utilizando a pesquisa participante. A coleta de dados envolveu sessões didáticas, observação participante e fichas avaliativas, analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma escola Municipal de Fortaleza, do 4º e 5° ano, e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. As categorias teóricas centrais incluem avaliação formativa, competências, metodologias ativas e Sequência Fedathi. Os resultados indicam que as Sessões Didáticas baseadas na Sequência Fedathi e as fichas avaliativas promoveram uma tomada de consciência sobre a importância da avaliação da aprendizagem por competências. Contudo, desafios na implementação da avaliação por competências persistem, como a necessidade de formação continuada e a resistência a modelos tradicionais. O Produto Educacional (PE) desenvolvido, composto por fichas e rubricas avaliativas, apresenta potencial para auxiliar professores na transição para uma avaliação mais formativa. Considera-se que a articulação entre metodologias ativas, Sequência Fedathi e instrumentos avaliativos formativos é crucial para a efetivação de uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo uma formação integral dos estudantes.
Abstract: The present dissertation investigates the assessment of competency-based learning in science education, both in the Early Years of Elementary School and in the Pedagogy course, in light of the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC, 2017), which advocates for a comprehensive education. The research begins with the following question: What are the contributions of an assessment instrument in science classes of the early years of elementary school and in the science teaching discipline of the pedagogy course that aims at the evaluation of competency-based learning? The objective is to contribute with a proposal for the evaluation of competency-based learning, based on the teaching methodology Fedathi Sequence in light of competency assessment. The methodological approach is qualitative, of a basic nature and exploratory character, using participatory research. Data collection involved didactic sessions, participant observation, and evaluative forms, analyzed using Bardin's Content Analysis technique (2016). The central theoretical categories include formative assessment (Luckesi, 2005; Hoffman, 1993), competencies (Perrenoud, 1998; Scallón, 2009), active methodologies (Bacich & Moran, 2018), and Fedathi Sequence (Santos, 2018; Borges Neto, 2017). The results indicate that the Didactic Sessions based on the Fedathi Sequence and the evaluative forms promoted an awareness of the importance of competency-based assessment. However, challenges in the implementation of competency-based assessment persist, such as the need for continuing education and resistance to traditional models. The developed Educational Product (PE), consisting of evaluative forms and rubrics, has the potential to assist teachers in the transition to a more formative assessment. It is concluded that the articulation between active methodologies, Fedathi Sequence, and formative assessment instruments is crucial for the effectiveness of an education that responds to the challenges of the 21st century, promoting a comprehensive education for students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81894
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-6584-0770
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7361163538837665
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9591-2202
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5421965627684351
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DMO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_eaaquino.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.