Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908
Tipo: Tese
Título: Contribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC
Título em inglês: Contributions of educometria to the evaluation of academic success in the undergraduate course in electrical engineering at UFC
Autor(es): Oliveira, Carlos Alex Martins
Orientador: Mota, João César Moura
Coorientador: Silva, Thomaz Edson Veloso da
Palavras-chave em português: Engenharia Elétrica - Ensino superior;Avaliação da educação superior;Educometria;Evasão universitária;Retenção
Palavras-chave em inglês: Electrical engineering - College teaching;Assessment of higher education;Educometry;College dropouts;Retention
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Data do documento: 2025
Citação: OLIVEIRA, Carlos Alex Martins. Contribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC. 2025. 121 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025.
Resumo: A Avaliação Educacional possibilita acompanhar o rendimento acadêmico dos estudantes de graduação e o desempenho das instituições de ensino superior brasileiras, assim como diagnosticar e delinear soluções para mitigar problemas como retenção e evasão. Embora a área da Educação apresente investigações qualitativas sobre os fenômenos do contexto educacional, é possível recorrer aos modelos estatísticos e matemáticos da Educometria para complementar e aprofundar a análise das múltiplas variáveis envolvidas no insucesso e no abandono do curso pelo estudante. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC para identificar as causas subjacentes à retenção e à evasão dos seus estudantes, considerando o lapso temporal de 2015 a 2022, sendo considerado a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva, que utilizou técnicas da Educometria como análise de componentes principais (PCA) associada aos grafos e acoplamento de matrizes (CMF). Os resultados mostraram que o insucesso nas disciplinas do núcleo básico é um fator preditor para a retenção e a evasão dos estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC. Além disso, as evidências destacaram que o insucesso nas disciplinas básicas impacta na capacidade do estudante aplicar os conhecimentos técnico-científicos em situações práticas, o que reforça a necessidade de integrar teoria e prática para promover a educação integral do estudante. Desse modo, foi possível concluir que a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC em Fortaleza no período estudado necessitaria ser reformulada, considerando eventualmente a análise feita nesta tese, para articular as disciplinas teóricas e práticas e favorecer a progressão dos estudantes dos semestres iniciais para os semestres subsequentes.
Abstract: Educational Evaluation is essential for monitoring the academic performance of undergraduate students and assessing the effectiveness of Brazilian higher education institutions. It also facilitates the diagnosis of issues related to student retention and dropout rates, allowing for the development of targeted solutions. While qualitative research in education provides insights into various educational phenomena, integrating statistical and mathematical models from Educometrics can enhance the analysis of the numerous factors contributing to student failure and dropout. This research focused on examining the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center, aiming to identify the root causes of student retention and dropout from 2015 to 2022. It employed an applied research methodology with a quantitative and descriptive approach, utilizing Educometrics techniques such as principal component analysis (PCA) in conjunction with graph and coupled matrix factorization (CMF). The findings revealed that failure in core disciplines is a significant predictor of retention and dropout among students in the undergraduate Electrical Engineering program. Moreover, the evidence indicated that difficulties in fundamental disciplines adversely affect students' abilities to apply technical and scientific knowledge in practical contexts. This highlights the necessity of integrating theoretical and practical contents within the curriculum to foster integral education. In conclusion, the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center in Fortaleza in force during the period studied needed to be reformulated, possibly taking into account the analysis made in this thesis, to articulate the theoretical and practical disciplines and favor the progression of students from the initial semesters to subsequent ones.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6299081349086959
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9890-2982
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3534665149331526
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/8425420448319365
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DETE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tese_camoliveira.pdfTese2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.