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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80811| Tipo: | TCC |
| Título: | As condições urbanas e o conforto térmico humano nas vias cicláveis em Fortaleza, Ceará |
| Autor(es): | Amaral, João Neftali Freire |
| Orientador: | Nascimento, Flávio Rodrigues do |
| Coorientador: | Lima Júnior, Antonio Ferreira |
| Palavras-chave em português: | Conforto térmico;Malha cicloviária;Urbanização |
| Palavras-chave em inglês: | Thermal comfort;Cycling paths;Urbanization |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | AMARAL, João Neftali Freire. As condições urbanas e o conforto térmico humano nas vias cicláveis em Fortaleza, Ceará. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este estudo partiu da necessidade de compreender como as condições térmicas nas vias cicláveis de Fortaleza afetam o conforto dos ciclistas, contribuindo para um planejamento urbano mais humano e sustentável. O objetivo foi analisar como a materialidade urbana - como o tipo de pavimentação e a presença de vegetação - e as características climáticas locais influenciam a sensação térmica, utilizando transectos móveis e o Índice de Calor (HI) como indicador de conforto térmico. Para isso, foram realizadas medições de temperatura e umidade em quatro trechos urbanos (Campus do Pici, Avenida Bezerra de Menezes, Avenida Domingos Olímpio e Avenida Antônio Sales) durante a pré-estação chuvosa. A análise mostrou que áreas com maior cobertura vegetal e pavimentação permeável proporcionam condições térmicas mais agradáveis, enquanto vias asfaltadas e expostas ao tráfego intenso geram maior desconforto. A pesquisa reforça a importância de integrar elementos naturais, como árvores e áreas verdes, e de adotar materiais que reduzam a retenção de calor no desenho das ciclovias. Essas medidas não apenas melhoram o conforto térmico, mas também incentivam o uso da bicicleta como uma opção viável e sustentável de transporte em cidades de clima tropical como Fortaleza. |
| Abstract: | This study arose from the need to understand how thermal conditions on cycling paths in Fortaleza affect cyclists' comfort, contributing to more humane and sustainable urban planning. The goal was to analyze how urban materiality - such as pavement type and vegetation presence - and local climatic characteristics influence thermal sensation, using mobile transects and the Heat Index (HI) as a thermal comfort indicator. For this purpose, temperature and humidity measurements were conducted in four urban segments (Pici Campus, Bezerra de Menezes Avenue, Domingos Olímpio Avenue, and Antônio Sales Avenue) during the pre-rainy season. The analysis showed that areas with greater vegetation cover and permeable pavement provide more pleasant thermal conditions, while asphalted roads exposed to intense traffic generate greater discomfort. The research highlights the importance of integrating natural elements, such as trees and green areas, and adopting materials that reduce heat retention in the design of cycling paths. These measures not only improve thermal comfort but also encourage the use of bicycles as a viable and sustainable transportation option in tropical cities like Fortaleza. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80811 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4464420551684375 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-7382-6853 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8909938285184901 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias |
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