Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80732
Tipo: TCC
Título: Desindustrialização e a tendência de reprimarização da pauta de exportação do Brasil
Autor(es): Oliveira, Thiago Ricarte Cortez de
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave em português: Reprimarização;Doença holandesa;Desindustrialização;Exportação;Importação.
Palavras-chave em inglês: Reprimarization;Dutch disease;Deindustrialization;Export;Import
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Thiago Ricarte Cortez de. Desindustrialização e a tendência de reprimarização da pauta de exportação do Brasil. 39 f. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar a desindustrialização e a tendência de reprimarização da pauta de exportação do Brasil. Como também aferir as pautas de exportação do Brasil., examinando os principais produtos que fazem parte do portfólio nacional, seus volumes, valores e comportamento ao longo de 2002 a 2014. A metodologia utilizada foi baseada em análise de dados organizados através de figuras e tabelas. . A principal conclusão é de que existem indicadores que indicam um processo de desindustrialização recente da indústria manufatureira no Brasil devido ao aumento do setor de serviços e diminuição da produtividade industrial manufatureira no Brasil devido ao aumento do setor de serviços e diminuição da produtividade industrial mostrada a partir do declínio das exportações de bens manufatureiros para o mercado internacional. Com os dados apresentados neste trabalho, conclui-se que ocorreu uma mudança positiva referente às exportações de produtos primários, o que sugere uma reprimarização. Sobre a indústria brasileira nos últimos anos, em relação ao comércio internacional, os resultados mostraram que o país passa por um momento de desindustrialização, devido ao fato da balança comercial manufatureira ter sido deficitária no período em análise, e que a pauta das importações se concentrou em produtos manufaturados de maior atividade tecnológica e as exportações empregaram-se em produtos básicos e de menor intensidade tecnológica.
Abstract: The objective of this monograph is to discuss the meaning of reprimarization and to evaluate in an empirical way the situation of the Brazilian manufacturing industry in relation to the deindustrialization process. This study covers the period 2002-2017. The methodology used is based on data organized through figures and tables. The main conclusion is that there are indicators that indicate a process of recent deindustrialization of the manufacturing industry in Brazil due to the increase in the service sector and decrease of the industrial productivity shown from the decline of exports of manufacturing goods to the international market. With the data presented in this work there was a positive change regarding the exports of primary products, which suggests a reprimarization. We can reverse this situation through innovations, investments in infrastructure and depreciation of the nominal exchange rate.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80732
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5498218246827183
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_trcoliveira.pdf569,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.