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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80519| Tipo: | Tese |
| Título: | Narrações, ou seja, histórias mentais da natureza: Ser, ser-poder e poder-ser em Espinosa |
| Título em inglês: | Narrations, that is, mental stories of nature: Being, being-power and being-power in Spinoza |
| Autor(es): | Aquino, Jefferson Alves de |
| Orientador: | Amora, Kleber Carneiro |
| Palavras-chave em português: | Narração;Tensão;Ser;Ser-poder;Poder-ser;Bento de Espinosa;Filosofia espinosana |
| Palavras-chave em inglês: | Narration;Tension;Being;Being-power;Power-to-be |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | AQUINO, Jefferson Alves de. Narrações, ou seja, histórias mentais da natureza: Ser, ser-poder e poder-ser em Espinosa. 2025. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A filosofia de Bento de Espinosa construiu-se com vistas à expressão da realidade como absoluta positividade. Com a concepção de uma imanência de Deus à ordem natural, seu pensamento enfrenta séculos de uma tradição metafísica em que o ser, em maior ou menor grau, sempre se distanciara da ordem material. Tal distanciamento reflete-se numa fratura entre o pensar e o dizer o que é. A Ethica de Espinosa, à medida que demonstrada segundo a ordem geométrica, almeja a correspondência entre cognição e discurso para a liberdade e afirmação do humano como singular, conciliando-se o ser, o pensar, o dizer, o agir. Mas, conforme todo empreendimento filosófico, o de Espinosa apresenta também dificuldades e mesmo insuficiências, o que assinalamos como tensionalidades. A tese tem por objetivo a narrativa conceitual (a “história mental”) dessas tensões a partir de três aportes: o do ser, do ser-poder, do poder-ser. Quanto ao ser, após a ilustração de antecedentes da filosofia espinosana (a teologia negativa de Maimônides, a mística sincrética de Leão Hebreu, o cartesianismo entusiasta de Pieter Balling), chega-se a Descartes e sua mathesis universalis, inspiração principal para a geometria da Ética. Com o exame do Breve tratado, do Tratado da emenda e da obra magna de Espinosa, apontam-se as lacunas sintáticas (inadequações expositivas) e semânticas (lapsos e elipses conceituais) no âmbito do ser, a última das quais a relação entre a salvação individual e a coletiva, passando-se ao ser-poder e ao Tratado teológico-político. A tensão neste tratado está já no título, conjunção e disjunção de duas esferas, em que pela apropriação do ser como palavra de Deus, o teológico aspira ao exercício do político. O método exegético aplicado à Escritura com o intuito de, nesta, separar sentido e verdade e, consequentemente, filosofia e teologia, resulta numa interpretação tensionada de ambígua desambiguação. É o que se constata na análise da profecia, da vocação dos hebreus, mas sobretudo na questão do milagre, da salvação coletiva e do Cristo. A ambiguidade da linguagem mostra-se igualmente no âmbito político, em que Espinosa lida com uma terminologia jusnaturalista de inspiração hobbesiana, mas para refutá-la com a manutenção tensional do direito como potência, objeto do aporte final da tese, o do poder-ser. No Tractatus politicus, superado em grande medida o contratualismo, a tensão se fará entre o realismo maquiaveliano de partida, com sua desaprovação ao ideário utópico de matriz moresiana, e o idealismo subjacente à formulação racional do Estado, seja monárquico, aristocrático, democrático. O dever-ser, determinação ontológica e histórica, escamoteia o dever-ser, aspiração ao “Estado absoluto”, em última instância, uma ficção racional. Toda a pesquisa foi feita a partir de investigação bibliográfica, privilegiando-se, por ordem, as obras de Espinosa, as obras dos filósofos em diálogo com este, as obras de comentadores. Conclui-se, após a “narrativa conceitual” das tensionalidades, que a relação entre ser, ser-poder, poder-ser no espinosismo, conduz ao quarto conceito, o dever-ser, como núcleo de retesamento, nó do pensamento, somente desatado no porvir, no poder-ser como devir, tarefa do nosso tempo. |
| Abstract: | Benedict Spinoza constructed his philosophy with the goal of expressing reality as absolute positivity. With the conception of an immanence of God in the natural order, his thought confronts centuries of a metaphysical tradition in which the being, to a greater or lesser extent, has always distanced itself from the material order. This distance is reflected in a fracture between thinking and saying what is. Spinoza's Ethics, as demonstrated according to the geometric order, aims at the correspondence between cognition and discourse for the freedom and affirmation of the human as singular, reconciling being, thinking, saying, and acting. However, like any philosophical enterprise, Spinoza's also presents difficulties and even insufficiencies, which we point out as tensions. This dissertation aims at the conceptual narrative (the “mental history”) of these tensions based on three contributions: that of being, of being-power, and of power-to-be. As for being, after illustrating the antecedents of Spinoza's philosophy (Maimonides' negative theology, Leo the Hebrew's syncretic mysticism, Pieter Balling's enthusiastic Cartesianism), we come to Descartes and his mathesis universalis, the main inspiration for the geometry of Ethics. By examining the Short Treatise, the Tractatus de Intellectus Emendatione and Spinoza's magnum opus, I point out the syntactic (expository inadequacies) and semantic (conceptual lapses and ellipses) gaps in the scope of being, the last of which is the relationship between individual and collective salvation, moving on to being- power and the Theological-Political Treatise. The tension in this treatise is already in the title, conjunction and disjunction of two spheres, in which, through the appropriation of being as the word of God, the theological aspires to the exercise of the political. The exegetical method applied to Scripture with the aim of separating meaning and truth, and consequently philosophy and theology, results in a tense interpretation of ambiguous disambiguation. This is what is seen in the analysis of prophecy, the vocation of the Hebrews, but especially in the question of miracles, collective salvation and Christ. The ambiguity of language is also evident in the political sphere, where Spinoza deals with a natural law terminology inspired by Hobbes, but in order to refute it by maintaining the tension of law as a power, the object of the final contribution of this dissertation, that of power-to-be. In the Tractatus politicus, having largely overcome contractualism, the tension will be between the initial Machiavellian realism, with its disapproval of the utopian ideal of Moresian origin, and the idealism underlying the rational formulation of the State, be it monarchical, aristocratic or democratic. The ought-to-be, an ontological and historical determination, conceals the ought-to-be, the aspiration to the “absolute State”, which is ultimately a rational fiction. All the research was done based on bibliographical research, prioritizing, in order, the works of Spinoza, the works of philosophers in dialogue with him, and the works of commentators. After the “conceptual narrative” of tensionalities, it is concluded that the relationship between being, being-power, and power-to- be in Spinozism leads to the fourth concept, the ought-to-be, as a nucleus of tension, a knot of thought, only untied in the future, in power-to-be as becoming, a task of our time. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80519 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7257695301506785 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4523349823447628 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGFILO - Teses defendidas na UFC |
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