Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80254
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem da funcionalidade em instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde sob a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Título em inglês: Functioning approach in child development screening instruments in primary health care from the perspective of the International Classification of Functioning, Disability and Health
Autor(es): Fonteles, Barbara Helen Lima Farias
Orientador: Cardoso, Kátia Virginia Viana
Coorientador: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Palavras-chave em português: Desenvolvimento Infantil;Atenção Primária à Saúde;Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Palavras-chave em inglês: Child Development;Primary Health Care;International Classification of Functioning, Disability and Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Data do documento: 2025
Citação: FONTELES, Barbara Helen Lima Farias. Abordagem da funcionalidade em instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde sob a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 2025. 63f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 80254. Acesso em: 02 abr. 2025.
Resumo: INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), recomenda que a avaliação de uma condição de saúde considere, além das funções e estruturas do corpo, a atividade de vida, a participação social e os fatores contextuais (ambientais e pessoais). Em relação à funcionalidade no desenvolvimento infantil, observa-se uma fase crítica, marcada pelo amadurecimento e ganho de diversas habilidades.OBJETIVOS: Identificar a evolução temporal da funcionalidade nos instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde e vincular os conceitos significativos das questões dos instrumentos com as classificações de primeiro e segundo níveis da CIF e compreender a distribuição destas categorias dentro dos instrumentos. MÉTODO: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. As palavras-chave utilizadas foram:“Child Development”, “Primary Health Care”, “Functioning”, “Disability”, “Disabilities”. Além disso, foi conduzido um estudo metodológico com base nos novos instrumentos selecionados na revisão mencionada anteriormente. A partir desses instrumentos foi realizado o processo de vinculação com base em Cieza, 200xx. Cada pergunta foi vinculada aos componentes da CIF e às categorias de primeiro e segundo níveis. RESULTADOS: Foram encontrados 343 artigos nas três bases de dados, resultando em 10 estudos, dos quais foram extraídos 9 instrumentos. O processo de extração de conceitos desses nove instrumentos gerou um total de 701 conceitos significativos, distribuídos da seguinte forma: Funções do corpo (17,5%), Estruturas do corpo (0,71%), Atividades e Participação (56,4%), Fatores Ambientais (13,4%), Fatores Pessoais (9,8%) e Não Coberto (1,9%). Na linha do tempo, os artigos analisados abrangem o período de 2012 a 2022. Os instrumentos PEDS e AHEMD não apresentaram itens vinculados ao nível corporal. A categoria "Funções da pele e estruturas relacionadas" (Capítulo 8 da CIF) foi a única de primeiro nível não vinculada aos instrumentos no nível corporal. Todos os níveis de atividade foram abordados nos instrumentos, porém os instrumentos PEDS e o manual AIDPI não avaliam o nível social. As classificações de primeiro nível "Comunicação" (Capítulo 3 da CIF) e "Cuidado pessoal" (Capítulo 5 da CIF) não foram encontradas dentro dos instrumentos no nível social. Além disso, os instrumentos AIMS e Denver II não avaliam os Fatores Ambientais, e a categoria "Serviços, sistemas e políticas" foi a única de primeiro nível não identificada. CONCLUSÃO:Embora o CIF tenha sido criado em 2001, a maioria dos artigos que apresentam instrumentos alinhados à perspectiva biopsicossocial foram publicados na última década. Nenhum dos instrumentos aplicados abrange todos os componentes propostos pelo CIF. No entanto, ao relacionar seus conceitos à CIF, houve uma presença maior do componente atividade e participação nos instrumentos. Com uma distribuição mais heterogênea dos componentes entre os instrumentos, sugere-se uma combinação de diferentes instrumentos para garantir uma avaliação integral da criança, como a associação do instrumento SWYC com o AHEMD.
Abstract: INTRODUCTION: The World Health Organization (WHO), through the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF), recommends that the assessment of a health condition consider, in addition to body functions and structures, life activities, social participation and contextual factors (environmental and personal). Regarding functioning in child development, a critical phase is observed, marked by maturation and acquisition of several skills. OBJECTIVES: To identify the temporal evolution of functioning in child development screening instruments in primary health care and to link the significant concepts of the questions in the instruments with the first and second level classifications of the ICF and to understand the distribution of these categories within the instruments. METHOD: An integrative review was carried out in the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and PubMed databases. The keywords used were: “Child Development”, “Primary Health Care”, “Functioning”, “Disability”, “Disabilities”. In addition, a methodological study was conducted based on the new instruments selected in the aforementioned review. From these instruments, the linking process was carried out based on Cieza, 200xx. Each question was linked to the ICF components and the first and second level categories. RESULTS: A total of 343 articles were found in the three databases, resulting in 10 studies, from which 9 instruments were extracted. The process of extracting concepts from these nine instruments generated a total of 701 significant concepts, distributed as follows: Body Functions (17.5%), Body Structures (0.71%), Activities and Participation (56.4%), Environmental Factors (13.4%), Personal Factors (9.8%) and Not Covered (1.9%). In the timeline, the articles analyzed cover the period from 2012 to 2022. The PEDS and AHEMD instruments did not present items linked to the body level. The category "Functions of the skin and related structures" (Chapter 8 of the ICF) was the only first-level category not linked to the instruments at the body level. All activity levels were addressed in the instruments, but the PEDS instruments and the IMCI manual do not assess the social level. The first-level classifications "Communication" (Chapter 3 of the ICF) and "Personal care" (Chapter 5 of the ICF) were not found within the instruments at the social level. Furthermore, the AIMS and Denver II instruments do not assess Environmental Factors, and the category "Services, systems and policies" was the only first-level category not identified. CONCLUSION: Although the ICF was created in 2001, most of the articles presenting instruments aligned with the biopsychosocial perspective were published in the last decade. None of the instruments applied covers all the components proposed by the ICF. However, when relating their concepts to the ICF, there was a greater presence of the activity and participation component in the instruments. With a more heterogeneous distribution of components among the instruments, a combination of different instruments is suggested to ensure a comprehensive assessment of the child, such as the association of the SWYC instrument with the AHEMD.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80254
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-0532-304X
Currículo Lattes do(s) Autor(es): https://lattes.cnpq.br/0702354659028122
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6552-7124
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0729760727807853
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0003-1782-691X
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/8048126782654616
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:PPGFISIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_bhlffonteles.pdf
🔒  Disponível em  2027-04-02
3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.