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Tipo: TCC
Título: Comunicando através de imagens: um estudo de observação da comunicação visual no jogo Hollow Knight
Autor(es): Pinheiro, José Wermyson
Orientador: Sousa, Paulo Victor Barbosa de
Palavras-chave em português: Hollow Knigh;comunicação visual;narrativa digital;design de jogos;jogos independentes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Data do documento: 2025
Citação: PINHEIRO, José Wermyson. Comunicando através de imagens: um estudo de observação da comunicação visual no jogo Hollow Knight. 2025. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Resumo: Os jogos digitais têm se consolidado como um importante meio de comunicação e entretenimento, alcançando 74,5% da população brasileira. Nesse cenário, destaca-se o crescimento das produções independentes, que frequentemente oferecem experiências diversificadas e inovadoras. Entre elas, jogos como Hollow Knight ganham relevância ao explorar a narrativa por meio de diferentes linguagens: textual, sonora, visual e interativa. Este trabalho investiga como os elementos visuais desse jogo contribuem para a construção narrativa, observando sua relação com a criação de atmosferas, a transmissão de informações e a orientação do jogador. Com base em teorias de comunicação visual, narrativa digital e Level Design, foi adotada uma abordagem qualitativa. Para isso, uma área específica do jogo foi selecionada, imagens capturadas, elementos descritos e suas características codificadas, documentando todo o processo na plataforma Notion. Os resultados revelam que a comunicação visual em Hollow Knight desempenha um papel essencial na narrativa, empregando elementos como cores, texturas, camadas e contrastes para transmitir informações e orientar o jogador. As cores são utilizadas estrategicamente: tons frios sugerem mistério, enquanto tons quentes indicam tensão ou perigo, contribuindo para atmosferas alinhadas ao enredo. As texturas constroem cenários com profundidade, transmitem a passagem do tempo e diferenciam áreas distintas. As camadas, por sua vez, combinam elementos de primeiro plano, fundo e profundidade, guiando a movimentação do jogador e destacando aspectos narrativos, além de enriquecer a ambientação geral com elementos secundários. Relações de figura e fundo, reforçadas por contrastes visuais, facilitam a orientação espacial e destacam pontos de interesse ou perigo. A escala é empregada para reforçar temas como poder e fragilidade, contrastando as proporções do personagem com o cenário propositalmente ampliado. Silhuetas e sombras adicionam profundidade, enquanto a organização de cores e formas cria uma coesão estética e narrativa entre diferentes ambientes observadas, conectando os elementos visuais ao enredo de forma consistente. Ao fim, concluímos que a integração entre narrativa e comunicação visual na área observada do jogo demonstra como os elementos visuais podem funcionar como ferramentas de apoio à narrativa, promovendo experiências ricas e coesas ao jogador.
Abstract: Digital games have established themselves as a significant medium of communication and entertainment, reaching 74.5% of the Brazilian population. In this context, the growth of independent productions stands out, often offering diverse and innovative experiences. Among these, games like Hollow Knight gain prominence by exploring narrative through various forms: textual, auditory, visual, and interactive. This study investigates how the visual elements of this game contribute to narrative construction, analyzing their relationship with atmosphere creation, information transmission, and player guidance. Based on theories of visual communication, digital narrative, and Level Design, a qualitative approach was adopted. A specific area of the game was selected, images were captured, elements were described, and their characteristics were coded, with the entire process documented on the Notion platform. The results reveal that visual communication in Hollow Knight plays an essential role in the narrative, employing elements such as colors, textures, layers, and contrasts to convey information and guide the player. Colors are used strategically: cool tones suggest mystery, while warm ones indicate tension or danger, contributing to atmospheres aligned with the storyline. Textures build immersive scenarios with depth, convey the passage of time, and distinguish different areas. Layers combine foreground, background, and depth elements to guide player movement and emphasize narrative aspects while enriching the overall environment with secondary details. Figure-ground relationships, reinforced by visual contrasts, facilitate spatial orientation and highlight points of interest or danger. Scale is used to reinforce themes such as power and fragility, intentionally contrasting the character’s proportions with the larger environment. Silhouettes and shadows add depth, while the organization of colors and shapes creates aesthetic and narrative cohesion between different observed areas, consistently connecting visual elements to the storyline. In conclusion, the integration between narrative and visual communication in the observed area of the game demonstrates how visual elements can function as effective narrative tools, promoting rich and cohesive player experiences.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80186
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-2598-1477
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4732071477125091
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

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