Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80169
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização da gamificação como ferramenta motivadora no ensino de manutenção de software |
Autor(es): | Oliveira, Suellen Correia de |
Orientador: | Rabelo, Jacilane de Holanda |
Palavras-chave em português: | gamificação;metodologia ativas de ensino;manutenção de software, IMI, IMMS.;IMI;IMMS |
Palavras-chave em inglês: | gamification;active teaching methodologies;software maintenance;IMI;IMMS;IMI |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | OLIVEIRA, Suellen Correia de. A utilização da gamificação como ferramenta motivadora no ensino de manutenção de software. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. |
Resumo: | A Manutenção de Software propõe a realização de modificações em um produto de software, desde a correção de eventuais erros à melhora nos atributos. Durante o ciclo de vida do projeto de software, a implementação da manutenção surge como uma etapa importante, porém essa fase gera dúvidas em especialistas. Visando construir profissionais capacitados, docentes do ensino superior adotam metodologias de ensino ativas e adaptáveis para a área da tecnologia. Com este pensamento, este estudo apresenta etapas para o planejamento e implementação de um sistema gamificado, que utiliza de procedimentos de jogos em uma estratégia educativa para o incentivo Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.17, n.9, p. 01-22, 2024 2 j2021do estudo de Manutenção de Software. Durante o estudo foram analisados os artefatos gerados por alunos para a identificação dos principais problemas enfrentados na criação da documentação e as principais avaliações dos estudantes em relação ao sistema gamificado, na qual foi utilizado o questionário IMI e IMMS. A amostra foi composta por alunos do curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Os resultados mostram que 72% dos alunos demonstraram interesse nas atividades, além disso, apresentaram dificuldade na principal fase do desenvolvimento de software: a elicitação de requisitos funcionais e não funcionais. |
Abstract: | Software Maintenance proposes making modifications to a software product, ranging from fixing potential errors to improving its attributes. During the software project lifecycle, maintenance implementation emerges as an important stage, yet it often raises doubts among experts. To build proficient professionals, higher education instructors adopt active and adaptable teaching methodologies in the technology field. With this in mind, this study presents stages for planning and implementing a gamified system, which incorporates game-like procedures into an educational strategy to encourage the study of Software Maintenance. The study analyzed artifacts generated by students to identify the main issues faced in documentation creation and students' assessments of the gamified system, using the IMI and IMMS questionnaires. The sample comprised students from the Software Engineering and Computer Science courses at the Universidade Federal do Ceará - Russas Campus. Analysis revealed that 72% of students showed interest in the activities during gamification. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80169 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0004-2839-9129 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7961620951269397 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_scliveira.pdf | 795,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.