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Tipo: TCC
Título: Análise técnico-financeira da execução das camadas de base e sub-base em pavimentos flexíveis
Autor(es): Oliveira, Ana Vitória Lopes de
Orientador: Ferreira, Jorge Luís Santos
Palavras-chave em português: pavimento flexível;camada de base;camada de sub-base;grau de compactação
Palavras-chave em inglês: flexible pavement;base layer;sub-base layer;degree of compaction
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2025
Citação: OLIVEIRA, Ana Vitória Lopes de. Análise técnico-financeira da execução das camadas de base e sub-base em pavimentos flexíveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa o impacto financeiro decorrente da compactação deficiente das camadas de base e sub-base de 5 rodovias construídas no Estado do Ceará. A pesquisa quantifica os prejuízos financeiros não previstos em orçamento devido à necessidade de correção de trechos das rodovias que não atingiram às especificações necessárias para atender aos projetos. Foi utilizada a metodologia de verificação de condições de conformidade presente em Normas do DNIT que tratam de compactação de aterros e bases estabilizadas granulometricamente, para análise da qualidade da compactação. Avaliando a conformidade do grau de compactação em relação aos padrões normativos, os resultados indicaram falhas no processo de compactação exigindo intervenções corretivas que elevaram os custos das obras, impactando diretamente o orçamento das construções rodoviárias. Rodovias que passaram por um processo de compactação bem executado não obtiveram aumentos em seus custos, enquanto as rodovias que apresentaram falhas na verificação, tiveram aumento no custo de sua construção, causando prejuízos à administração das empresas responsáveis e, consequentemente, ao Estado. Vale ressaltar que um processo construtivo deficiente gera patologias estruturais precoces na estrutura de um pavimento, assim, este estudo reforça a importância do controle rigoroso de qualidade na compactação para evitar desperdícios financeiros e garantir a segurança e a durabilidade de uma rodovia.
Abstract: This study analyzes the financial impact resulting from inadequate compaction of the base and sub-base layers of five highways built in the state of Ceará. The research quantifies the unforeseen financial losses in the budget due to the need for corrections in highway sections that did not meet the necessary specifications required by the projects. The methodology used to assess compaction quality was based on compliance verification standards established by DNIT regulations regarding the compaction of embankments and granulometrically stabilized bases. By evaluating the degree of compaction in relation to normative standards, the results indicated failures in the compaction process, requiring corrective interventions that increased construction costs, directly impacting the highway construction budget. Highways that underwent a well-executed compaction process did not experience cost increases, whereas those with verification failures saw increased construction costs, causing financial losses for the responsible companies and, consequently, for the state. It is worth noting that a deficient construction process leads to early structural pathologies in pavement structures. Thus, this study reinforces the importance of strict quality control in compaction to prevent financial waste and ensure the safety and durability of a highway.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80116
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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