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Tipo: Tese
Título: Panorama dos Estudos de Jogos no Brasil (2019-2023) : abordagens teórico-metodológicas a partir da Comunicação
Título em inglês: Panorama of Game Studies in Brazil (2019-2023): theoretical-methodological approaches based on the Communication field
Autor(es): Silva, Soraya Madeira da
Orientador: Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave em português: Jogos digitais;Comunicação;Metodologia de pesquisa;Análise de conteúdo;Estudos de jogos
Palavras-chave em inglês: Digital games;Communication;Research methodology;Content analysis;Game Studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Soraya Madeira da. Panorama dos Estudos de Jogos no Brasil (2019-2023): abordagens teórico-metodológicas a partir da Comunicação. 2025. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente tese tem como objetivo principal obter um panorama dos Estudos de Jogos no Brasil, a partir do campo da Comunicação, com base nas teses defendidas entre 2019 e 2023, buscando identificar suas principais tendências metodológicas e conceituais e compreender como os jogos digitais têm sido tratados enquanto objeto de pesquisa acadêmica. Nos capítulos iniciais, procura-se definir jogos e jogos digitais a partir da adaptação dos mapeamentos realizados por Juul (2019) e Salen e Zimmerman (2012a); apresentar um breve panorama dos estudos sobre jogos, incluindo os autores Huizinga (2019) e Caillois (2017), precursores da área; definir o campo de Estudos de Jogos (Fragoso; Amaro, 2018; Freyermuth, 2015); compreender a linguagem dos jogos a partir das matrizes sonora, visual e verbal (Santaella, 2019); e identificar as características dos jogos digitais como mídia (Parikka, 2021; Ávila, 2020; Perani, 2016; Perani, 2014; Bolter; Grusin, 2000; Postali; Iuama, 2021). A pesquisa utiliza uma metodologia combinada dos métodos de Fragoso (et al., 2015; et al., 2016; 2017a) e Moreira (2023), baseada na revisão sistemática e na análise de conteúdo de Bardin (2020). O corpus inclui 26 teses selecionadas a partir de critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Entre os principais resultados, destaca-se a interdisciplinaridade da área, que utiliza conceitos e métodos provenientes de campos como Semiótica, Narratologia, Design e Fenomenologia, ao mesmo tempo que incorpora metodologias específicas de análise de jogos. Os dados evidenciam uma consolidação crescente dos Estudos de Jogos como campo acadêmico no Brasil, com ênfase na interação lúdica, na experiência estética e nos aspectos culturais dos jogos digitais.
Abstract: The main objective of this thesis is to provide an overview of Game Studies in Brazil, focusing on the field of Communication, based on theses defended between 2019 and 2023. It aims to identify their main methodological and conceptual trends and understand how digital games have been treated as an academic research object. The initial chapters seek to define games and digital games through the adaptation of mappings by Juul (2019) and Salen and Zimmerman (2012a); present a brief overview of studies about games, including the pioneering authors Huizinga (2019) and Caillois (2017); define the field of Game Studies (Fragoso; Amaro, 2018; Freyermuth, 2015); understand the language of games through the sound, visual, and verbal matrices (Santaella, 2019); and identify the characteristics of digital games as media (Parikka, 2021; Ávila, 2020; Perani, 2016; Perani, 2014; Bolter; Grusin, 2000; Postali; Iuama, 2021). The research employs a combined methodology based on the methods of Fragoso (et al., 2015; et al., 2016; 2017a) and Moreira (2023), using systematic review and Bardin's content analysis (2020). The corpus includes 26 theses selected using strict inclusion and exclusion criteria. Among the main findings, the interdisciplinarity of the field stands out, which uses concepts and methods from fields such as Semiotics, Narratology, Design, and Phenomenology, while also incorporating specific methodologies for game analysis. The data highlight a growing consolidation of Game Studies as an academic field in Brazil, emphasizing the playful interaction, aesthetic experience, and cultural aspects of digital games.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80076
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-8438-4843
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2214486739190031
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6801-4797
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6868794107118772
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCOM - Teses defendidas na UFC

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