Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80053
Tipo: TCC
Título: Planejamento estratégico para uma startup do setor de foodtech
Autor(es): Brito, Maurício Maniely Muniz de
Orientador: Oliveira, Hévilla Souza
Palavras-chave em português: planejamento estratégico;análise SWOT;Balanced Scorecard;5W2H
Palavras-chave em inglês: strategic planning;SWOT analysis;Balanced Scorecard;5W2H
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Data do documento: 2025
Citação: BRITO, Maurício Maniely Muniz de. Planejamento estratégico para uma startup do setor de foodtech. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumo: O planejamento estratégico é um processo essencial para a definição e alcance dos objetivos de longo prazo de uma organização. Logo, esse estudo busca desenvolver um planejamento estratégico para uma startup de ramo de FoodTech, com intuito de proporcionar para a organização um crescimento sustentável e adequação ao mercado de alimentação digitalizada. Para isso, este trabalho aborda as principais fases do planejamento estratégico, incluindo a análise ambiental, definição de objetivos, formulação de estratégias e planos de ações. A metodologia adotada consiste na aplicação de metodologias consolidadas na literatura como a análise SWOT, o Balanced Scorecard e o 5W2H. As problemáticas identificadas incluem a alta demanda sobre a equipe, que resulta em sobrecarga de trabalho e falhas operacionais, além da queda na qualidade do atendimento ao cliente, refletida na redução da nota no Reclame Aqui. Também foram observados elevados custos operacionais, especialmente com eventos de prospecção e manutenção da estrutura de vendas, além da dificuldade em acompanhar a crescente demanda, que prejudica os prazos de entrega e a capacidade de atendimento. Adicionalmente, a dependência tecnológica apresenta riscos significativos. Foram propostas diversas estratégias, como a implementação de metodologias de resolução de problemas, expansão para novos nichos de mercado, melhorias na UX/UI dos sistemas, estratégias para aliviar a alta demanda e a expansão para novos leads no interior. Conclui-se, através do estudo de caso, que se implementado o planejamento estratégico pode ajudar a empresa obter crescimento, proporcionando uma direção clara e facilitando a tomada de decisões. A startup, com essas estratégias, estará mais preparada para enfrentar desafios e se posicionar competitivamente no setor de FoodTech.
Abstract: Strategic planning is an essential process for defining and achieving an organization's long-term goals. Therefore, this study seeks to develop a strategic plan for a FoodTech startup, with the aim of providing the organization with sustainable growth and adaptation to the digitalized food market. To this end, this work addresses the main phases of strategic planning, including environmental analysis, definition of objectives, formulation of strategies and action plans. The methodology adopted consists of the application of methodologies consolidated in the literature such as SWOT analysis, the Balanced Scorecard and 5W2H. The problems identified include the high demand on the team, which results in work overload and operational failures, in addition to the decline in the quality of customer service, reflected in the reduction of the rating on Reclame Aqui. High operational costs were also observed, especially with prospecting events and maintenance of the sales structure, in addition to the difficulty in keeping up with the growing demand, which affects delivery times and service capacity. Additionally, technological dependence presents significant risks. Several strategies were proposed, such as the implementation of problem-solving methodologies, expansion into new market niches, improvements in the UX/UI of systems, strategies to alleviate high demand and expansion into new leads in the interior. It can be concluded, through the case study, that if strategic planning is implemented, it can help the company achieve growth, providing a clear direction and facilitating decision-making. The startup, with these strategies, will be better prepared to face challenges and position itself competitively in the FoodTech sector.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80053
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_mmmbrito.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.