Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79896
Tipo: Dissertação
Título: A força plástica da cena: por uma pedagogia do excesso
Autor(es): Borges, Diego Landim
Orientador: Vásquez, Hector Andrés Briones
Palavras-chave em português: Pedagogia teatral;Excesso;Plasticidades;Carne-pensamento;Informe
Palavras-chave em inglês: Theatrical pedagogy;Excess;Plasticities;Flesh-thinking;Unformed
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2025
Citação: BORGES, Diego Landim. A força plástica da cena: por uma pedagogia do excesso. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente pesquisa aborda a experiência do autor como professor do curso de TeatroLicenciatura da Universidade Federal do Ceará a partir de duas disciplinas ministradas, Laboratório de direção: do texto à cena, e Estudos visuais da cena, a última marcada pela presença do aluno cego Anchieta de Carvalho. A área de atuação aproximou o autor das materialidades da cena (luz, cenografia, figurino etc.) como princípio para a condução do trabalho. A partir de sua experiência com Anchieta, o autor propõe a recuperação do termo plasticidades em face de “visualidades” no âmbito teatral, criticando a centralidade do olhar no contemporâneo, por um lado, e as formas simbólicas de representação teatral, por outro. Georges Bataille (2016; 2014) atravessa e perturba toda a pesquisa, promovendo poéticas informes de criação e pensamento. Assim, o sentido da “tactilidade” e da “excentricidade” também a orienta. O primeiro movimento da pesquisa investiga os temas que trabalhou em sala de aula a partir da noção de carne-pensamento e excesso. Para tanto, as relações entre pintura e teatro em Francis Bacon, o teatro de Antonin Artaud, o cinema de Buñuel e a poesia disruptiva de Manoel de Barros, entre outros, fornecem pontos de inflexão teóricos e sensíveis. No segundo movimento se debruça sobre os procedimentos metodológicos nas disciplinas através de noções como “espaço”, “escritura”, “olhar” e “cenografia”. Numa escrita ensaística e caleidoscópica, o autor maneja tópicos que obedecem à lógica articulada do organismo — boca, olho, pele, osso — que se excede pelo contato sensível da carne. Ampara sua noção de excesso em Bataille e de carne em Bacon (2007) e Merleau-Ponty (2014). Entrevistas, fotos e relatos fazem par com as análises sobre o “sintoma” e o informe em Georges Didi-Huberman (2015). Através da pesquisa, o autor ensaia uma contraposição da carne às injunções digitais que marcam a era contemporânea. Assim, o autor propõe a plasticidade como prática pedagógica do excesso.
Abstract: This research addresses the author’s experience as a professor in the Theater-Degree course at the Federal University of Ceará, based on two subjects taught: Directing Laboratory: from text to scene, and Visual studies of the scene, the latter marked by the presence of the blind student Anchieta de Carvalho. The area of activity brought the author closer to the materialities of the stage (light, scenography, costumes, etc.) as a principle for conducting the work. Based on his experience with Anchieta, the author proposes the recovery of the term plasticities in the face of “visualities” in the theatrical context, criticizing the centrality of the vision in contemporary times, on the one hand, and the symbolic forms of theatrical representation, on the other. Georges Bataille (2016; 2014) permeates and disturbs the entire research, which promotes unformed poetics of creation and thought. Thus, the sense of “tactility” and “eccentricity” also guides it. The first movement of the research investigates the themes he worked on in the classroom based on the notion of flesh-thinking and excess. To this end, the relationships between painting and theater based in Francis Bacon, Antonin Artaud’s theater, Buñuel’s cinema, and Manoel de Barros’ disruptive poetry, among others, provide theoretical and sensitive turning points. In the second movement, he focuses on the methodological procedures in the disciplines through notions such as “space,” “writing,” “vision,” and “scenography.” In an essayistic and kaleidoscopic writing, the author handles topics that obey the articulated logic of the organism — mouth, eye, skin, bone — that is exceeded by the sensitive contact of the flesh. He bases his notion of excess on Bataille and of flesh on Bacon (2007) and MerleauPonty (2014). Interviews, photos and reports are paired with the analyses of the “symptom” and the unformed in Georges Didi-Huberman (2015). Through research, the author attempts to counterpose the flesh to the digital injunctions that mark the contemporary era. Thus, the author proposes plasticity as a pedagogical practice of excess.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79896
ORCID do(s) Autor(es): 0009-0008-0200-6699
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2050443799493711
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4739201450499304
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_dlborges.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.