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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79886
Tipo: | TCC |
Título: | Desenvolvimento de manuais educativos para pacientes acompanhados em programa de atendimento domiciliar |
Autor(es): | Damasceno, Kamila Rayna Ximenes |
Orientador: | Leite, Camila Ferreira |
Coorientador: | Santos, Milena Cruz dos |
Palavras-chave em português: | Educação em Saúde;Estudos de Avaliação como Assunto;Visita Domiciliar;Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica |
Palavras-chave em inglês: | Health Education;Evaluation Studies as Topic;House Calls;Pulmonary Disease, Chronic Obstructive |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | DAMASCENO, Kamila Rayna Ximenes. Desenvolvimento de manuais educativos para pacientes acompanhados em programa de atendimento domiciliar. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79886. Acesso em: 24 fev. 2025. |
Resumo: | Introdução: A Atenção Domiciliar engloba um conjunto de ações de tratamento de doenças, prevenção de agravos, reabilitação, paliação e promoção de saúde, prestadas em domicílio, o que garante a continuidade do cuidado. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, busca assistir pacientes portadores de doenças cardiológicas e pulmonares crônicas, desospitalizados, mas que ainda necessitam de um cuidado longitudinal, o que auxilia no desafogamento hospitalar, bem como evita internações prolongadas. Nesse contexto de Atenção Domiciliar, a Educação em Saúde surge como uma estratégia importante para promover o autogerenciamento da condição de saúde pelos pacientes e familiares/cuidadores. Os materiais educativos são considerados recursos relevantes para promoverem a Educação em Saúde, interessantes na abordagem prática da equipe multiprofissional do serviço de Atendimento Domiciliar, facilitando a transmissão de informações e a assimilação de conhecimentos pelos pacientes. Para a construção de um material educativo, é preciso conhecer as características da população assistida, a fim de que o material produzido se adeque às reais necessidades destes pacientes, por meio de um diagnóstico situacional. Objetivo: Traçar o perfil sociodemográfico dos pacientes atendidos pelo serviço de Atendimento Domiciliar de um hospital de referência, com propósito de desenvolver materiais educativos alinhados às necessidades dos pacientes e cuidadores acompanhados. Método: Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: na primeira etapa foi desenvolvido um estudo descritivo exploratório, de caráter transversal, realizado no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza, no estado do Ceará; na segunda etapa foi realizada a construção de materiais educativos para o público-alvo definido na primeira etapa do estudo. Resultados: A partir do diagnóstico situacional, verificou-se que as três condições de saúde mais prevalentes na população assistida pelo PAD do Hospital de Messejana são a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a apneia obstrutiva do sono (AOS) e a cifoescoliose. Além disso, os principais tratamentos oportunizados a esses pacientes são a terapia por pressão positiva, a oxigenoterapia domiciliar prolongada e a terapia medicamentosa através do uso de dispositivos inalatórios. Os materiais educativos foram confeccionados em formato de folder, na plataforma digital Canva. Foram construídos 5 folders, contemplando informações sobre os três principais tratamentos que os pacientes recebiam, a saber, terapia pressórica, oxigenoterapia domiciliar prolongada, e dispositivos inalatórios, com as especificidades de cada dispositivo. Os materiais educativos buscaram fornecer informações e recomendações, de forma clara e objetiva, acerca do uso seguro e efetivo das terapias abordadas, incentivando a continuidade e adesão ao tratamento. Conclusão: Os materiais educativos elaborados partiram do delineamento do perfil e das necessidades da população-alvo. O estudo seguirá com a validação dos materiais produzidos por profissionais de saúde e pelo público-alvo. |
Abstract: | Introduction: Home Care involves a set of actions for treating diseases, preventing injuries, rehabilitation, palliation and health promotion, provided at home, which ensures continuity of care. Dr. Carlos Alberto Studart Gomes Messejana Hospital’s Home Care Program, part of the public network of the Government of the State of Ceará, seeks to assist patients with chronic heart and lung diseases who are discharged from hospital but still require longitudinal care, which helps to relieve hospital pressure and avoid prolonged hospitalizations. In this context of Home Care, Health Education emerges as an important strategy to promote self-management of health conditions by patients and family members/caregivers. Educational materials are considered relevant resources to promote Health Education, interesting in the practical approach of the multidisciplinary team of the Home Care service, facilitating the transmission of information and the assimilation of knowledge by patients. To create educational material, it is necessary to know the characteristics of the population being assisted, so that the material produced is adapted to the real needs of these patients, through a situational diagnosis. Objective: To outline the sociodemographic profile of patients treated by the Home Care service of a reference hospital, with the purpose of developing educational materials aligned with the needs of patients and caregivers. Methodology: Methodological study developed in two stages: in the first stage, a descriptive exploratory study of a cross-sectional nature was developed, carried out at the Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, in Fortaleza, in the state of Ceará; in the second stage, educational materials were created for the target audience defined in the first stage of the study. Results: Based on the situational diagnosis, it was found that the three most prevalent health conditions in the population assisted by the PAD of the Hospital de Messejana are chronic obstructive pulmonary disease (COPD), obstructive sleep apnea (OSA) and kyphoscoliosis. In addition, the main treatments provided to these patients are positive pressure therapy, prolonged home oxygen therapy and drug therapy through the use of inhalation devices. The educational materials were prepared in folder format, on the Canva digital platform. Five folders were created, containing information on the three main treatments that patients received, namely, pressure therapy, prolonged home oxygen therapy, and inhalation devices, with the specificities of each device. The educational materials sought to provide information and recommendations, in a clear and objective manner, about the safe and effective use of the therapies addressed, encouraging continuity and adherence to treatment. Conclusion: The educational materials developed were based on the profile and needs of the target population. The study will continue with the validation of the materials produced by health professionals and by the target public. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79886 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-2882-6176 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/1773181123340542 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-6375-8845 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7052858599464930 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/9435236599450666 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FISIOTERAPIA - Monografias |
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