Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79688
Tipo: Dissertação
Título: Nietzsche e o Niilismo europeu: genealogia e transcurso histórico de um problema
Título em inglês: Nietzsche and European Nihilism: genealogy and historical course of a problem
Autor(es): Carvalho, Antonio Diêgo Araujo de
Orientador: Barros, Fernando Ribeiro de Moraes
Palavras-chave em português: Niilismo;Nietzsche;Cristianismo;Vontade de Poder;Valor
Palavras-chave em inglês: Nihilism;Nietzsche;Christianism;Will to Power;Value
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Antonio Diêgo Araujo de. Nietzsche e o Niilismo europeu: genealogia e transcurso histórico de um problema. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade propor uma caracterização da discussão presente na filosofia de Friedrich Nietzsche acerca do “Niilismo europeu”. Compreendendo o niilismo como uma “condição normal” da Modernidade, o filósofo alemão defende a tese de que esse fenômeno consiste na consequência necessária dos valores e da moral que orientaram a ordenação do processo civilizatório no ocidente desde o surgimento do cristianismo. Vinculando o niilismo, inicialmente, a uma “doença” da “Vontade de Poder”, Nietzsche o compreende como uma forma de negação da vida que se consolida, enquanto moral, nos valores e na interpretação moral do mundo engendradas pelo cristianismo. Essa negação se radicaliza, posteriormente, na modernidade cultural, como vontade de destruição, em virtude da desvalorização desses valores. Considerado como um problema decisivo para o homem moderno e para as futuras gerações, o niilismo é pensado por Nietzsche em sua radicalidade como um fenômeno de caráter incontornável que exige, enquanto tal, o cultivo e o engendramento de um novo ideal de humanidade que possa, a partir de sua força, incorporá-lo como o pressuposto para a criação de novos valores e de novos sentidos para a vida.
Abstract: The purpose of this work is to propose a characterization of the discussion presented in Friedrich Nietzsche's philosophy regarding the “European Nihilism”. Underlying nihilism as a “normal condition” of Modernity, the German philosopher argues that this phenomenon is the necessary corollary of the values and morals that have guided the process of civilization in the West since the emergence of Christianism. Considering nihilism, initially, as a kind of “illness of the Will to Power”, Nietzsche perceives it as a form of life denial that is consolidated as moral in the values and in the moralized view of the world engendered by Christianity. This denial is later radicalized in Modernity, as a “will to destruction", as a result of the devaluation of these values. Regarded as a crucial problem for modern man and for future generations, nihilism is conceived by Nietzsche in its radicalization as an inevitable phenomenon that requires, as such, the breeding and cultivation of a new ideal of mankind that may, through its strength, incorporate nihilism as the precondition for the creation of new values and new interpretations for life
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79688
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1557085292459200
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6414803495357533
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_adacarvalho.pdf967,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.