Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7963
Title in Portuguese: Educação, juventude e esperança no Sertão de Oiticicas – Viçosa do Ceará: as aprendizagens experienciais realizadas no Centro Espírita “O Pobre de Deus”
Title: Éducation, jeunesse et espoir dans la sertão oiticicas - Viçosa Ceará: apprentissage experientiel tenue au centre spirite "les pauvres de dieu"
Author: Rodrigues, Francisco Jahannes dos Santos
Advisor(s): Olinda, Ercília Maria Braga de
Keywords: Educação e espiritismo – Vila Oiticicas(Viçosa do Ceará,CE)
Jovens – Educação – Vila Oiticicas(Viçosa do Ceará,CE)
Narrativas pessoais
Educação – métodos biográficos
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: RODRIGUES, Francisco Jahannes dos Santos. Educação, juventude e esperança no Sertão de Oiticicas – Viçosa do Ceará: as aprendizagens experienciais realizadas no Centro Espírita “O Pobre de Deus”. 2013. 232f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Portuguese: A lógica do sistema neoliberal, vigente em nossa sociedade, almeja tornar a juventude contemporânea refém de suas propostas que visam o lucro, o imediatismo, o consumo e a competitividade. Esse cenário estabelece uma situação opressora para aqueles que não aderem a esse sistema e para os que não têm os seus direitos básicos garantidos. Esse contraste evidencia-se mais ainda quando comparamos os jovens procedentes dos centros urbanos aos jovens dos núcleos rurais, que ainda sofrem com a ineficácia das políticas públicas, a educação precária, o desemprego, as drogas e a falta de espaços dignos de lazer. Diante desse panorama, foram feitas as seguintes indagações iniciais: Como jovens oprimidos podem ter esperança diante de tanta negação de direitos? Como construir projetos de vida em uma situação social desfavorável? Como lutar para garantir os seus direitos? Como se “humanizar” perante uma sociedade que estabelece a lógica injusta do “ser menos”? Em oposição a essa lógica, a Doutrina Espírita coloca-se não apenas como religião, mas também como ciência e filosofia que propõe, a partir de seus princípios e fundamentos, um olhar mais atento e globalizado sobre o ser humano, considerando-o em sua multidimensionalidade: social, histórico, espiritual, ético, estético, cultural, cognitivo, político, biológico etc. Considerando que a Doutrina Espírita desperta nos indivíduos esse olhar para si, na intenção de reconstruir o “ser mais” e atingir o patamar de “Homem de Bem”, este trabalho teve como objetivo geral compreender, a partir de um trabalho de biografização, os significados da pertença espírita para a formação de três jovens que participaram das atividades educativas do Centro Espírita “O Pobre de Deus”, destacando a relação entre educação moral, esperança e luta por direitos humanos na elaboração de seus projetos de vida. Para realizar esse trabalho, apoiamo-nos nos princípios, fundamentos e procedimentos da pesquisa (auto)biográfica (JOSSO, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2008), utilizando os dispositivos metodológicos provenientes do Círculo Reflexivo Biográfico – CRB (OLINDA, 2009, 2010) para a construção das biografias educativas (DOMINICÉ,1988) desses jovens. Outros referenciais teóricos deram suporte a este trabalho, destacando-se os que abordam as seguintes temáticas: Doutrina Espírita (KARDEC, 2005, 2008; PIRES, 1979); juventude (GROPPO, 2000; PAIS, 2003; BRUMER, 2007); esperança (FREIRE, 1992, 2005; BLOCH, 2005); experiência (DEWEY, 1952; LAROSSA, 1996, 2002); movimento social (GOHN, 2009; MELUCCI, 1989).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7963
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013-DIS-FJSRODRIGUES.pdf4,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.