Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79608
Tipo: Dissertação
Título: Comunicação terrorista do Estado Islâmico: análise de conteúdo das capas da revista Dabiq (2014-2016)
Título em inglês: Terrorist communication of the Islamic State: content analysis of the covers of Dabiq magazine (2014-2016)
Título em espanhol: Comunicación terrorista del Estado Islámico: análisis de contenido de las portadas de la revista Dabiq (2014-2016)
Título em francês: Communication terroriste de l’État islamique: analyse du contenu des couvertures du magazine Dabiq (2014-2016)
Autor(es): Santana, Deivid Mota
Orientador: Teixeira, Juliana Fernandes
Palavras-chave em português: Ciberterrorismo;Estado Islâmico;Revista Dabiq
Palavras-chave em inglês: Cyberterrorism;Islamic State;Dabiq Magazine
Palavras-chave em espanhol: Ciberterrorismo;Estado Islámico;Revista Dabiq
Palavras-chave em francês: Cyberterrorisme;État islamique;Magazine Dabiq
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2024
Citação: SANTANA, Deivid Mota. Comunicação terrorista do Estado Islâmico: análise de conteúdo das capas da revista Dabiq (2014-2016). 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A luta contra o terrorismo ganhou novas ramificações com o advento da internet (Medeiros, 2020). Grupos terroristas como Hamas, Hezbollah, Al-Qaeda e Estado Islâmico passaram a ter visibilidade de forma rotineira nos meios de comunicação. Desse modo, o trabalho analisa as estratégias do Estado Islâmico (EI), em específico, para difundir comunicação terrorista através da sua revista digital Dabiq (2014-2016). O trabalho se justifica devido à necessidade de se combater o extremismo e toda forma de violência, marcas registradas do terrorismo. Além disso, um dos objetivos da Agenda 2030 é a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento. Com isso, a dissertação discute o papel da internet para organizações terroristas, destacando o uso da tecnologia para disseminar terror. Por meio de uma análise de conteúdo (Bardin, 2011) das 15 edições da Revista Dabiq, questiona-se: quais recursos textuais, visuais e de design são utilizados nos conteúdos produzidos? O objetivo central do trabalho é dimensionar quais conteúdos estão presentes nas capas das 15 edições da Revista Dabiq (2014-2016). Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar aspectos das capas das revistas para quantificar suas ocorrências e utilizações, a considerar: topologia, tipografia, qualidades eidéticas e cromáticas e imagens (Cunha, 2011). Sob essa ótica, a utilização de tipografias e imagens sofisticadas nas capas tende a mostrar uma pseudo profissionalização dos grupos terroristas na construção de conteúdo midiático.
Abstract: The fight against terrorism gained new ramifications with the advent of the internet (Medeiros, 2020). Terrorist groups such as Hamas, Hezbollah, Al-Qaeda and the Islamic State became routinely visible in the media. In this way, the work analyzes the strategies of the Islamic State (IS), specifically, to disseminate terrorist communication through its digital magazine Dabiq (2014-2016). The work is justified due to the need to combat extremism and all forms of violence, hallmarks of terrorism. Furthermore, one of the objectives of the 2030 Agenda is the promotion of peaceful and inclusive societies for development. With this, the dissertation discusses the role of the internet for terrorist organizations, highlighting the use of technology to spread terror. Through a content analysis (Bardin, 2011) of the 15 editions of Dabiq Magazine, the question is: what textual, visual and design resources are used in the content produced? The central objective of the work is to determine which contents are present on the covers of the 15 editions of Dabiq Magazine (2014-2016). It is therefore proposed to present reflections and analyze aspects of magazine covers to quantify their occurrences and uses, considering: topology, typography, eidetic and chromatic qualities and images (Cunha, 2011). From this perspective, the use of sophisticated typography and images on covers tends to show a pseudo-professionalization of terrorist groups in the construction of media content.
Resumen: La lucha contra el terrorismo adquirió nuevas ramificaciones con la llegada de Internet (Medeiros, 2020). Grupos terroristas como Hamás, Hezbolá, Al-Qaeda y el Estado Islámico se hicieron visibles de forma rutinaria en los medios de comunicación. De esta forma, el trabajo analiza las estrategias del Estado Islámico (EI), en concreto, para difundir la comunicación terrorista a través de su revista digital Dabiq (2014-2016). El trabajo se justifica por la necesidad de combatir el extremismo y todas las formas de violencia, características del terrorismo. Además, uno de los objetivos de la Agenda 2030 es la promoción de sociedades pacíficas e inclusivas para el desarrollo. Con esto, la disertación analiza el papel de Internet para las organizaciones terroristas, destacando el uso de la tecnología para difundir el terror. A través de un análisis de contenido (Bardin, 2011) de las 15 ediciones de la Revista Dabiq, la pregunta es: ¿qué recursos textuales, visuales y de diseño se utilizan en los contenidos producidos? El objetivo central del trabajo es determinar qué contenidos están presentes en las portadas de las 15 ediciones de la Revista Dabiq (2014-2016). Por lo tanto, se propone presentar reflexiones y analizar aspectos de las portadas de revistas para cuantificar sus ocurrencias y usos, considerando: topología, tipografía, cualidades eidéticas y cromáticas e imágenes (Cunha, 2011). Desde esta perspectiva, el uso de tipografías e imágenes sofisticadas en las portadas tiende a mostrar una pseudo profesionalización de los grupos terroristas en la construcción de contenidos mediáticos.
Résumé: La lutte contre le terrorisme a pris de nouvelles ramifications avec l’avènement d’Internet (Medeiros, 2020). Des groupes terroristes tels que le Hamas, le Hezbollah, Al-Qaïda et l’État islamique sont devenus régulièrement visibles dans les médias. De cette manière, l’ouvrage analyse les stratégies de l’État islamique (EI), notamment pour diffuser des communications terroristes à travers son magazine numérique Dabiq (2014-2016). Ce travail est justifié par la nécessité de lutter contre l’extrémisme et toutes les formes de violence, caractéristiques du terrorisme. En outre, l’un des objectifs de l’Agenda 2030 est la promotion de sociétés pacifiques et inclusives pour le développement. Ce faisant, la thèse discute du rôle d’Internet pour les organisations terroristes, en soulignant l’utilisation de la technologie pour propager la terreur. À travers une analyse de contenu (Bardin, 2011) des 15 éditions de Dabiq Magazine, la question est: quelles ressources textuelles, visuelles et conceptuelles sont utilisées dans les contenus produits? L'objectif central du travail est de déterminer quels contenus sont présents sur les couvertures des 15 éditions de Dabiq Magazine (2014-2016). Il est donc proposé de présenter des réflexions et d'analyser certains aspects des couvertures de magazines pour quantifier leurs occurrences et leurs utilisations, en considérant: la topologie, la typographie, les qualités et les images eidétiques et chromatiques (Cunha, 2011). De ce point de vue, l’utilisation d’une typographie et d’images sophistiquées sur les couvertures tend à montrer une pseudo-professionnalisation des groupes terroristes dans la construction des contenus médiatiques.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79608
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5579714779436105
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-0631-7194
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6972273027044412
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_dmsantana.pdf4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.