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Tipo: Dissertação
Título: Formação de competências em saúde da criança nas residências de medicina de família e comunidade no Ceará.
Título em inglês: Training of competencies in child health in family and community medicine residencies in Ceará.
Autor(es): Vasconcelos, Izabella Tamira Galdino Farias
Orientador: Dias, Maria Socorro de Araújo
Palavras-chave em português: Educação Médica;Saúde da Criança;Medicina de Família e Comunidade
Palavras-chave em inglês: Medical Education;Child Health;Family Practice
Data do documento: 20-Dez-2024
Citação: VASCONCELOS, Izabella Tamira Galdino Farias. Formação de competências em saúde da criança nas residências de medicina de família e comunidade no Ceará. 2024. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o planejamento da formação de competências em saúde da criança nas propostas pedagógicas dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade no Ceará, com foco nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A pesquisa fundamenta-se nas competências gerais e específicas exigidas pelas diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Por meio de base documental realizou-se pesquisa exploratória e descritiva, de episteme qualitativa. A partir de instrumento autoral de captura dos dados, analisou-se, sob a perspectiva de Celso Vasconcellos e das regulamentações vigentes, os projetos pedagógicos de sete programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade responsáveis por dez centros formadores localizados no estado do Ceará no período de abril a novembro de 2024, focando na análise das competências, conteúdos, cargas horárias, metodologias de ensino e estratégias de avaliação referentes ao ensino-aprendizagem para a promoção da saúde infantil. A pesquisa seguiu critérios éticos, preservando a identidade das instituições participantes. Os resultados revelaram diferentes desenhos dos Projetos Pedagógicos de Curso com evidências de avanços e lacunas na formação de competências em saúde da criança, quando analisadas sob as lentes das diretrizes normativas nacionais e práticas pedagógicas significativas para o desenvolvimento de competências. Constatou-se que alguns programas oferecem propostas robustas, mas outros carecem de maior detalhamento do processo ensino-aprendizagem de saberes relativos à área de pediatria. A análise do caso do Projeto Pedagógico da RMFC da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia em Sobral revelou um Projeto Pedagógico robusto que se destaca positivamente entre os demais, traz boas práticas alinhadas às competências essenciais, mas também indicou áreas de aprimoramento. Por fim, enfatiza-se a importância de maior integração entre as diretrizes nacionais e os currículos locais e a necessidade de investimentos na estruturação dos Projetos Pedagógicos dos Curso das RMFC no Ceará para qualificar a formação de competências em saúde da criança dos residentes. O estudo fornece subsídios para o desenvolvimento de reflexões sobre o papel dos programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade na qualificação de médicos para o cuidado integral à população infantil na Atenção Primária à Saúde. Adicionalmente, apresenta um guia orientador para a elaboração de PPC voltado a Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade.
Abstract: This study aims to analyze the planning of competency development in child health within the pedagogical proposals of Family and Community Medicine Residency Programs in Ceará, focusing on Course Pedagogical Projects. The research is grounded in the general and specific competencies required by the guidelines of the National Medical Residency Commission and the Brazilian Society of Family and Community Medicine. Using a qualitative epistemological approach, exploratory and descriptive research was conducted based on documentary analysis. Using a proprietary data collection instrument, the pedagogical projects of seven Family and Community Medicine Residency Programs, responsible for ten training centers located in the state of Ceará, were analyzed from April to November 2024. The analysis was conducted under the perspective of Celso Vasconcellos and current regulations, focusing on competencies, content, workloads, teaching methodologies, and assessment strategies related to teaching and learning for promoting child health. The research adhered to ethical criteria, preserving the identity of the participating institutions. The results revealed varied designs of Course Pedagogical Projects, with evidence of both advancements and gaps in the development of child health competencies when analyzed through the lens of national normative guidelines and pedagogical practices significant for competency development. It was found that some programs offer robust proposals, while others lack detailed teaching-learning processes related to pediatric knowledge. The case analysis of the Pedagogical Project from the Family and Community Medicine Residency Program of the Visconde de Saboia School of Public Health in Sobral highlighted a robust Pedagogical Project that stands out positively among the others, showcasing best practices aligned with essential competencies, yet also pointing to areas for improvement. Finally, the study emphasizes the importance of greater integration between national guidelines and local curricula, as well as the need for investments in structuring the Pedagogical Projects of Family and Community Medicine Residency Programs in Ceará to enhance the development of child health competencies among residents. The study provides a foundation for reflections on the role of Family and Community Medicine Residency Programs in training physicians to deliver comprehensive care to the pediatric population in Primary Health Care. Additionally, it presents a guiding framework for developing Course Pedagogical Projects tailored to Family and Community Medicine Residency Programs.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79523
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-0908-7355
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1581780185549965
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7813-547X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9251743262592177
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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