Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79482
Tipo: Tese
Título: Do saber estético à fabricação do poema: o trabalho metapoético na lírica saramaguiana
Autor(es): Silva, Fernângela Diniz da
Orientador: Oliveira Junior, José Leite de
Palavras-chave em português: José Saramago;Metapoesia;Semiótica discursiva
Palavras-chave em inglês: Metapoetry;Discursive semiotics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Fernângela Diniz da. Do saber estético à fabricação do poema: o trabalho metapoético na lírica saramaguiana. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2024. 130 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A investigação proposta nesta tese analisa a fase lírica de José Saramago, representada pelas obras Os Poemas Possíveis (1966) e Provavelmente Alegria (1970). A prosa é frequentemente o foco principal dos estudos sobre José Saramago. No entanto, sua poesia desempenha um papel indispensável para a compreensão de seu projeto literário. Assim, propomos examinar os poemas de Saramago, com ênfase na presença constante da metapoesia, especificamente, manifestada em isotopias temático-figurativas que exploram o ofício do poeta, o conceito de poesia e a composição do poema, pontos que desvelam um artista não alienado, ou seja, um escritor consciente de seu fazer poético. À luz da Semiótica discursiva, metodologia que dialoga com a Literatura comparada, este estudo aborda a construção dos sentidos e seus efeitos nos versos, com base no Percurso Gerativo de Sentido, sobretudo no nível discursivo. Baseamos nossas análises nos estudos de Greimas e Courtés (2012), José Luiz Fiorin (2008), Diana Luz Pessoa de Barros (2008) e Denis Bertrand (2003). O estudo confirma que a lírica saramaguiana utiliza a linguagem não apenas como matéria-prima, mas também como um tema importante de sua obra, integrando o saber ao fazer poético. Os capítulos apresentados contribuem para a crítica em torno da lírica saramaguiana, incentivando o surgimento de novas pesquisas nessa vertente.
Abstract: The investigation proposed in this thesis examines José Saramago's lyrical phase, represented by the works Os Poemas Possíveis (1966) and Provavelmente Alegria (1970). Prose is often the primary focus of studies on José Saramago. However, his poetry plays an essential role in understanding his literary project. Thus, we propose to examine Saramago's poems, with an emphasis on the constant presence of metapoetry, specifically manifested in thematic-figurative isotopies that explore the poet's craft, the concept of poetry, and the composition of the poem—elements that reveal an engaged artist, that is, a writer fully aware of his poetic practice. In light of Discursive Semiotics, a methodology that dialogues with Comparative Literature, this study addresses the construction of meanings and their effects in the verses, based on the Generative Path of Meaning, particularly at the discursive level. Our analyses are grounded in the works of Greimas and Courtés (2012), José Luiz Fiorin (2008), Diana Luz Pessoa de Barros (2008), and Denis Bertrand (2003). The study confirms that Saramago's lyricism employs language not only as raw material but also as a central theme of his work, integrating knowledge with poetic practice. The chapters presented contribute to the critique of Saramago's lyricism, encouraging further research in this relatively unexplored area.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79482
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7901315290617937
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1037793897092173
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_fdsilva.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.