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Tipo: TCC
Título: "Você está vendo elétrons?": o uso da experimentação como ferramenta para o ensino de atomística
Autor(es): Paula, Vitória Elen Félix de
Orientador: Ferreira, Elano Nery
Palavras-chave em português: Experimentação;Modelo de Bohr;Aprendizagem significativa
Palavras-chave em inglês: Experimentation;Bohr Model;Meaningful Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: PAULA, Vitória Elen Félix de. “Você está vendo elétrons?”: o uso da experimentação como ferramenta para o ensino de atomística. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O presente trabalho visa explorar uma abordagem contextualizada para o ensino de Química, com foco na integração do estudo da estrutura atômica e dos modelos atômicos, especialmente o modelo de Bohr, por meio da experimentação prática. A relevância deste tema reside na necessidade de elevar e tornar o ensino de Química mais atrativo e eficaz, uma vez que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender conceitos abstratos sem uma conexão prática. A proposta se baseia na utilização de técnicas experimentais, como testes de chama, processos de fluorescência e fosforescência, e reações fotoquímicas, para aprofundar a compreensão dos alunos sobre a emissão de fótons e a transferência de elétrons entre as camadas de energia dos átomos. O objetivo deste trabalho é criar um ambiente de aprendizagem significativa, que ajude os estudantes a relacionarem melhor a estrutura e as características dos átomos, facilitando a compreensão do comportamento químico dos elementos. Ao integrar essas atividades experimentais com os conceitos teóricos do modelo de Bohr, pretende-se alcançar resultados satisfatórios no processo de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi conduzida na EEFM Professor Jader Moreira de Carvalho, em Fortaleza-CE, com jovens do 1° Ano do Ensino Médio e faixa etária média de 15 anos. A metodologia adotada incorporou experimentações práticas contextualizadas com o conhecimento prévio dos estudantes. A eficácia da abordagem foi avaliada através de testes realizados antes e após a experimentação, focando na observação e análise do desenvolvimento dos alunos. A abordagem de ensino contextualizada despertou o interesse dos estudantes e incentivou sua participação ativa no processo de aprendizagem. Os resultados indicaram um aumento considerável na compreensão dos alunos sobre o tema estudado e sua relação com os experimentos realizados. A abordagem proporcionou a integração de atividades experimentais e promoveram uma aprendizagem mais significativa e engajante. Observou-se um aumento no interesse dos estudantes e em sua participação ativa nas atividades propostas. A metodologia adotada não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também despertou os estudantes e incentivou uma participação mais ativa no processo de aprendizagem. Os resultados reforçam a importância de contextualizar o ensino com atividades experimentais para promover um aprendizado mais significativo e engajador.
Abstract: This paper aims to explore a contextualized approach to teaching Chemistry, focusing on integrating the study of atomic structure and atomic models, especially the Bohr model, through practical experimentation. The relevance of this topic lies in the need to improve and make Chemistry teaching more attractive and effective, since many students face difficulties in understanding abstract concepts without a practical connection. The proposal is based on the use of experimental techniques, such as flame tests, fluorescence and phosphorescence processes, and photochemical reactions, to deepen students' understanding of photon emission and electron transfer between the energy layers of atoms. The objective of this paper is to create a meaningful learning environment that helps students better relate the structure and characteristics of atoms, facilitating the understanding of the chemical behavior of elements. By integrating these experimental activities with the theoretical concepts of the Bohr model, we hope to achieve satisfactory results in the students' learning process. The research was conducted at EEFM Professor Jader Moreira de Carvalho, in Fortaleza-CE, with students in the 1st year of high school and an average age of 15 years. The methodology adopted incorporated practical experiments contextualized with the students' prior knowledge. The effectiveness of the approach was evaluated through tests carried out before and after the experimentation, focusing on the observation and analysis of the students' development. The contextualized teaching approach aroused the students' interest and encouraged their active participation in the learning process. The results indicated a considerable increase in the students' understanding of the studied topic and its relationship with the experiments performed. The approach provided the integration of experimental activities and promoted more meaningful and engaging learning. An increase in the students' interest and active participation in the proposed activities was observed. The adopted methodology not only facilitated the understanding of scientific concepts, but also aroused the students and encouraged more active participation in the learning process. The results reinforce the importance of contextualizing teaching with experimental activities to promote more meaningful and engaging learning.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79447
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4305944014879927
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6310-0012
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9602546335999886
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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