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Tipo: Tese
Título: Análise integrada da influência dos sistemas de transporte e atividades nas emissões de poluentes associadas à operação do transporte urbano de carga
Autor(es): Cassiano, Demostenis Ramos
Orientador: Vieira Bertoncini, Bruno
Palavras-chave em português: Transporte Urbano;Transporte de carga;Sistema de Transportes;Emissões de veículos;Análise envoltória de dados
Palavras-chave em inglês: Urban transportation;Cargo transportation;Transport systems;Vehicle emissions;Data envelopment analysis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Data do documento: 2023
Citação: CASSIANO, Demostenis Ramos. Análise integrada da influência dos sistemas de transporte e atividades nas emissões de poluentes associadas à operação do transporte urbano de carga. 2023. 104 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a influência dos aspectos relacionados ao sistema de atividades e sistema de transportes na emissão de poluentes decorrente da operação do Transporte Urbano de Cargas – TUC. Fruto do processo de urbanização, a cidade se mostra como uma complexa realidade composta por diversos sistemas, dentre os quais se destacam os que permitem o deslocamento das pessoas, bens e produtos, pois permitem o estilo de vida urbano. Alguns dos sistemas que formam a complexa realidade urbana são o Sistema Urbano de Atividades – SUA o Sistema de Transportes – ST. Com isso, o fenômeno TUC, sofre influência direta na sua operação oriunda das relações entre os sistemas citados. Toda essa complexidade da estrutura urbana somada com adventos tecnológicos inovadores do setor logístico, tais como a logística 4.0 e a explosão do e-commerce, que decorrem dos atuais padrões de consumo, afetam diretamente na operação do TUC. Para compreender os efeitos desses sistemas na operação dos Veículos Urbanos de Carga – VUC foi proposto, com base em uma ampla revisão da literatura e nos conceitos sustentáveis do City Logistics, um modelo conceitual que relaciona o SA e o ST, bem como a perspectiva dos stakeholders. Ainda, foi realizada uma revisão da literatura para apontar indicadores que traduzam as relações apontadas no modelo conceitual. Baseadas nas externalidades que impactam na degradação da qualidade do ar, decorrentes da operação do TUC, foram identificados indicadores, tais como consumo de combustível, fator de emissão de poluentes, Vehicle Specific Power – VSP que são capazes de traduzir os efeitos do SA e ST na emissão de poluentes decorrentes da operação do TUC nas cidades. Com o objetivo de quantificar as relações propostas no modelo conceitual através de indicadores que representassem os sistemas indicados, bem como a operação veicular, foi selecionado um corredor, que foi de dividido em zonas, onde, através de um Portable Emissions Measurement System – PEMS, foram coletadas as emissões veiculares de CO2, NOX e SO2, bem como dados da dinâmica veicular decorrentes da operação de um VUC. A partir daí, foi utilizado o método Data Envelopment Analysis – DEA para quantificar os efeitos da integração SA e ST na emissão de poluentes. Os resultados encontrados mostram que as características do SA, tais como a presença de diferentes polos geradores de viagem, e do ST, tais como VSP e volume de tráfego, são aspectos que influenciam no risco de degradação ambiental decorrente da emissão de poluentes relacionados à operação do TUC, visto que 24 zonas (43%) apresentaram elevados níveis de emissão de poluentes. Com isso, o trabalho evidencia a necessidade de planejar a operação do TUC com vistas a obter cidades mais sustentáveis, ao menos em termos da redução das emissões de poluentes.
Abstract: This dissertation aims to understand the influence of activity systems and transportation systems on pollutant emissions resulting from the operation of Urban Freight Transport (UFT). Due to the urbanization process, cities present themselves as complex entities comprised of various systems, particularly those that facilitate the movement of people, goods, and products—an essential element of the urban lifestyle. Among the systems contributing to this complexity are the Activities System (AS) and the Transportation System (TS). Thus, the UFT phenomenon is directly influenced by the interactions between these systems. This intricate urban structure, combined with recent technological advances in logistics, such as Logistics 4.0 and the rise of e-commerce, reflects contemporary consumption patterns and directly impacts UFT operations. To understand the effects of these systems on the operation of Urban Cargo Vehicles (UCVs), a conceptual model was proposed based on a comprehensive literature review and the sustainable principles of City Logistics. This model considers the relationship between AS and TS, as well as the perspectives of various stakeholders. Additionally, a literature review was conducted to identify indicators that capture the relationships outlined in the conceptual model. To address the externalities affecting air quality degradation associated with UFT operations, indicators such as fuel consumption, pollutant emission factors, and Vehicle Specific Power (VSP) were identified. These indicators reflect how AS and TS impact pollutant emissions from UFT activities in urban areas. To quantify the proposed relationships in the conceptual model, a corridor was selected and divided into zones. Using a Portable Emissions Measurement System (PEMS), vehicular emissions of CO₂, NOₓ, and SO₂ were collected alongside vehicular dynamics data from UCV operations. The Data Envelopment Analysis (DEA) method was then employed to quantify the effects of AS and TS integration on pollutant emissions. The results show that characteristics of AS, such as the presence of various trip-generating hubs, and aspects of TS, including VSP and traffic volume, significantly influence the environmental impact of UFT operations. In particular, 24 zones (43%) exhibited high levels of pollutant emissions. These findings underscore the importance of planning UFT operations to create more sustainable cities, especially by reducing pollutant emissions.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79432
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-4354-3836
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4410477675430653
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1434-1960
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3683357029229928
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DET - Teses defendidas na UFC

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