Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79427
Tipo: | TCC |
Título: | O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades ou superdotados: uma revisão bibliográfica |
Título em espanhol: | Servicios educativos especializados para alumnos con altas capacidades o dotaciones: una revisión bibliográfica |
Autor(es): | Araújo, Lailane Raniele Girão |
Orientador: | Gomes, Robéria Vieira Barreto |
Palavras-chave em português: | Atendimento educacional especializado;Altas habilidades ou superdotação;Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ARAÚJO, Lailane Raniele Girão. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades ou superdotados: uma revisão bibliográfica. 2024. 47 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma modalidade de ensino voltada para complementar ou suplementar o desenvolvimento de alunos que são público-alvo da Educação Especial, incluindo aqueles com altas habilidades ou superdotação (AH/SD). Para isso, AH/SD referem-se a capacidades intelectuais significativamente acima da média, envolvendo aptidões em diversas áreas, como intelectual, acadêmica, criativa, artística ou liderança. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa objetivou identificar o AEE para alunos com AH/SD no Brasil, analisando políticas públicas, práticas pedagógicas e suas influências no desenvolvimento desses alunos. Quanto ao percurso metodológico, o trabalho configurou-se como uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e os autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Antipoff (1992); Landau (1990); Gama (2006); Renzulli (2014); Sabatella (2006), Virgolim (2007; 2014) e Gagné; Guenther (2010). Os resultados obtidos apontaram que há políticas públicas Brasileiras para os estudantes com AH/SD, como o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e a Política Nacional de Educação Especial de 2008. Além disso, constatou-se que práticas pedagógicas, incluindo atividades enriquecidas e suporte individualizado, contribuem significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos com AH/SD. Destarte, conclui-se que apesar dos avanços, há necessidade de maior investimento em formação de professores e em recursos. Por fim, acredita-se que este estudo irá reforçar a importância do AEE na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. |
Abstract: | La Atención Educativa Especializada (AEE) es una modalidad de enseñanza destinada a complementar o suplementar el desarrollo de estudiantes que son el público objetivo de la educación especial, incluidos aquellos con altas habilidades o superdotación (AH/SD). Para ello, AH/SD se refiere a capacidades intelectuales significativamente superiores a la media, que involucran aptitudes en diversas áreas, como intelectual, académica, creativa, artística o de liderazgo. Partiendo de este supuesto, la presente investigación tiene como objetivo identificar la AEE para estudiantes con AH/SD en Brasil, analizando políticas públicas, prácticas pedagógicas y sus influencias en el desarrollo de estos estudiantes. En cuanto al enfoque metodológico, el trabajo se configura como una revisión bibliográfica de enfoque cualitativo, y los autores que fundamentaron esta investigación fueron: Antipoff (1928-1992), Landau (1990), Gama (2006), Renzulli (2014), Sabatella (2006), Virgolim (2007, 2014), Gagné y Guenther (2010). Nuestros resultados indicaron que se identificaron políticas como el Núcleo de Actividades de Altas Habilidades/Superdotación (NAAH/S) y la Política Nacional de Educación Especial. Además, mostraron que las prácticas pedagógicas, incluidas actividades enriquecidas y apoyo individualizado, contribuyen significativamente al desarrollo académico y personal de los estudiantes con AH/SD. Por lo tanto, concluimos que a pesar de los avances, la investigación destaca la necesidad de una mayor inversión en formación de profesores y recursos. Finalmente, creemos que este estudio reforzará la importancia de la AEE en la promoción de una educación inclusiva y de calidad para todos los estudiantes. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79427 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7469129389439466 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3456804214594890 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_lrgaraujo.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.