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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79328
Tipo: | Tese |
Título: | Mark Twain e os boy - books: outros espaços da infância em suas reescrituras na literatura e no cinema |
Autor(es): | Silva, Jardas de Sousa |
Orientador: | Silva, Carlos Augusto Viana da |
Palavras-chave em português: | Adaptação;Mark Twain;Infância;Boy-books |
Palavras-chave em inglês: | Adaptation;Mark Twain;Childhood;Boy-books |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SILVA, Jardas de Sousa. Mark Twain e os boy - books: outros espaços da infância em suas reescrituras na literatura e no cinema. Orientador: Carlos Augusto Viana da Silva. 2024. 166 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A tese explora o protagonismo infantil na obra de Mark Twain e suas adaptações cinematográficas, especialmente em As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1885). Partindo da literatura comparada, investiga-se como essas narrativas reconhecidas como boy-books capturam as complexidades da infância e desafiam as convenções morais do século XIX. A pesquisa também analisa como os valores e os comportamentos dos personagens principais, Tom e Huck, foram reinterpretados no cinema, traçando um panorama da infância transgressora e rebelde dos bad boys norte-americanos e suas dinâmicas socioculturais. Entre os objetivos principais, busca-se compreender como as adaptações cinematográficas se relacionam com o texto de partida e como elas traduzem para a tela os temas da infância, amizade e moralidade. A tese examina, por meio das adaptações As Aventuras de Tom Sawyer (1938), dirigida por Norman Taurog e As Aventuras de Huck Finn (1993), por Stephen Sommers, as diferenças de estratégia cinematográfica e recepção crítica ao longo do tempo, refletindo as transformações da visão social sobre infância e rebeldia. Teoricamente, a pesquisa apoia-se em autores como André Lefevere (2007), Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2008) para fundamentar a adaptação cinematográfica como uma forma de tradução intersemiótica. Além disso, são essenciais os estudos sobre literatura infantil e cinema de Marcia Ann Jacobson (2014), Douglas Street (1982) e Jack Zipes (2012), que ajudam a contextualizar a evolução das representações da infância no cinema nos Estados Unidos e seu impacto sobre o público infantojuvenil. Esperamos com essa investigação, construir um perfil das adaptações de Twain que evidencie como os dilemas morais e sociais representados em suas obras protagonizadas por garotos permanecem relevantes e são reinterpretados para diferentes épocas e contextos. Dessa forma, também, pretendemos contribuir para o entendimento das adaptações literárias como processos culturais dinâmicos, com implicações estéticas e ideológicas que ampliam a percepção dos fenômenos culturais associados à infância e sua representação na literatura e no cinema. |
Abstract: | This doctoral thesis explores the theme of childhood protagonism in the works of Mark Twain and their cinematic adaptations, particularly in The Adventures of Tom Sawyer (1876) and The Adventures of Huckleberry Finn (1885). Through a comparative literature approach, it investigates how these narratives, recognized as boy-books, capture the complexities of childhood and challenge 19th-century moral conventions. The research also examines how the values and behaviors of the main characters, Tom and Huck, were reinterpreted in cinema, outlining a panorama of the rebellious and transgressive childhood of American "bad boys" and their sociocultural dynamics. Among the primary objectives, the study aims to understand how cinematic adaptations relate to the source text and how they bring themes of childhood, friendship, and morality to the screen. The thesis examines, through the adaptations The Adventures of Tom Sawyer (1938), directed by Norman Taurog, and The Adventures of Huck Finn (1993), directed by Stephen Sommers, the differences in cinematic strategy and critical reception over time, reflecting the evolving social view of childhood and rebellion. Theoretically, the research draws on authors such as André Lefevere (2007), Linda Hutcheon (2013), and Robert Stam (2008) to establish film adaptation as a form of intersemiotic translation. Additionally, studies on children's literature and cinema by Marcia Ann Jacobson (2014), Douglas Street (1982), and Jack Zipes (2012) are essential for contextualizing the evolution of childhood representation in U.S. cinema and its impact on young audiences. Through this investigation, we hope to construct a profile of Twain's adaptations that highlights how the moral and social dilemmas represented in his boy-centered works remain relevant and are reinterpreted across different times and contexts. Thus, we also aim to contribute to the understanding of literary adaptations as dynamic cultural processes, with aesthetic and ideological implications that enhance the perception of cultural phenomena associated with childhood and its representation in literature and cinema. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79328 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8111470187623476 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-1962-8805 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3316600178531895 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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