Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79283
Tipo: | TCC |
Título: | Atividades do projeto "A Química dos Cosméticos" da 4WBiotech no Programa Futuras Cientistas: ambiente de aprendizagem de química e empreendedorismo no contexto do ensino médio |
Título em inglês: | Activities of the 4WBiotech Project "The Chemistry of Cosmetics" in the Futuras Centistas Program: learning environment of chemistry and entrepreneurship in the context of high school |
Autor(es): | Paiva, Mabelle Lima |
Orientador: | Oliveira, Maria da Conceição Ferreira de |
Palavras-chave em português: | Empreendedorismo sustentável;Cosméticos;Química;Programa Futuras Cientistas;Projeto A Química dos Cosméticos;Química - Estudo e ensino |
Palavras-chave em inglês: | Sustainable entrepreneurship;Cosmetics;Chemistry;STEM |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | PAIVA, Mabelle Lima. Atividades do projeto "A Química dos Cosméticos" da 4WBiotech no Programa Futuras Cientistas: ambiente de aprendizagem de química e empreendedorismo no contexto do ensino médio. 2024. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O Projeto “A Química dos Cosméticos” (PQC) concebido pela startup 4WBiotech pertence ao Módulo de Imersão Científica de 2023 para participantes do Programa Futuras Cientistas (PFC). O PQC é uma proposta de educação em química do tema de cosméticos para jovens do gênero feminino focada em empreendedorismo sustentável. Assim realizou-se atividades interdisciplinares práticas e teóricas para promover a Educação Empreendedora em química dos cosméticos. Esta pesquisa busca detalhar os efeitos das atividades para a aprendizagem de química de três participantes selecionadas pelo PFC para a Imersão Científica no PQC. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa exploratória, sendo considerada um estudo de caso. As aulas teóricas ocorreram remotamente. No ambiente da 4WBiotech, ocorreram todas as atividades presenciais. As participantes realizaram em grupo procedimentos para obtenção de hidratante e esfoliante, bem como procedimentos técnicos para controle de qualidade de cosméticos no laboratório da 4WBiotech. Como atividades de empreendedorismo, as participantes realizaram uma pesquisa de mercado e exposição dos produtos na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus do Itaperi em Fortaleza/CE. Um roteiro para entrevista semiestruturada foi elaborado e aplicado como instrumento de coleta de dados. Como técnicas de análise qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo e a análise comparativa. A sequência de atividades utilizada no PQC correspondeu às características de uma metodologia para promover a Educação Empreendedora. A perspectiva das participantes sobre as atividades realizadas no PQC foi consistente, apresentando pontos de consenso. As aulas teóricas revelaram-se importantes para oferecer autoconfiança no processo de construção da aprendizagem. As aulas práticas contribuíram para uma aprendizagem significativa ao passo que habilidades técnicas foram adquiridas. Com variação do nível de exposição prévia acerca do empreendedorismo, houve a apreciação das atividades. Os efeitos da participação no PQC a respeito do empreendedorismo sustentável estão relacionados à 4WBiotech pela: (a) a promoção de habilidades técnicas para o desenvolvimento de cosméticos sustentáveis; (b) o incentivo de ações empreendedoras responsáveis; (c) e a representatividade como experiência comum. Concluiu-se que a aprendizagem de química se deu de modo significativo, em que as experiências teóricas e práticas foram associadas ao cotidiano pelas participantes. Desse modo, o potencial do empreendedorismo para contribuir com a educação na disciplina de química é notório. |
Abstract: | The project “The Chemistry of Cosmetics” (PQC) developed by the startup 4WBiotech is part of the 2023 Scientific Immersion Module for participants of the Future Scientists Program (PFC). PQC is an educational initiative focused on teaching the chemistry of cosmetics to young women, emphasizing sustainable entrepreneurship. The project involved both practical and theoretical interdisciplinary activities to promote Entrepreneurial Education in cosmetic chemistry. This research aims to detail the effects of these activities on the chemistry learning of three participants selected by the PFC for the Scientific Immersion in PQC. Therefore, it is characterized as an exploratory qualitative research, being considered a case study. The theoretical classes took place remotely, while all the in-person activities occurred at 4WBiotech. The participants conducted group procedures for obtaining moisturizer and exfoliant, as well as technical procedures for quality control of cosmetics in the 4WBiotech laboratory. As entrepreneurial activities, the participants carried out market research and exhibited the products at the State University of Ceará (UECE), on the Itaperi campus in Fortaleza, CE. A semi-structured interview script was developed and applied as a data collection instrument. Qualitative analysis techniques such as content analysis and comparative analysis were used. The sequence of activities used in PQC matched the characteristics of a methodology to promote Entrepreneurial Education. The participants’ perspectives on the activities carried out in PQC were consistent, showing points of consensus. The theoretical classes proved important in providing self-confidence in the learning process. The practical classes contributed to significant learning as technical skills were acquired. Despite the variation in previous exposure to entrepreneurship, the activities were well appreciated. The effects of participating in PQC regarding sustainable entrepreneurship are linked to 4WBiotech through: (a) the promotion of technical skills for the development of sustainable cosmetics; (b) the encouragement of responsible entrepreneurial actions; (c) and representativeness as a shared experience. It was concluded that chemistry learning occurred significantly, with the theoretical and practical experiences being associated with everyday life by the participants. Thus, the potential of entrepreneurship to contribute to education in the field of chemistry is evident. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79283 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3747577498867293 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9314709318730076 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_mlpaiva.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.