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Tipo: TCC
Título: O uso de estudo de caso na disciplina eletiva Química da Limpeza
Título em inglês: The use of case study in the cleaning chemistry elective course
Autor(es): Aquino, Amanda Maria Veras Guarany
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Estudo de caso;Processos de Controle Microbiano;Química da Limpeza;Ensino de Química
Palavras-chave em inglês: Case Study;Microbial Control Processes;Chemistry of Cleaning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: AQUINO, Amanda Maria Veras Guarany. O uso de estudo de caso na disciplina eletiva Química da Limpeza. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O Novo Ensino Médio apresenta, entre outras proposições, um acréscimo de itinerário formativo no currículo dos alunos brasileiros, composto por disciplinas eletivas, ou somente, eletivas. Estas novas disciplinas trabalham os conteúdos dos componentes curriculares obrigatórios de forma atual e contextualizada, integrando assuntos sociais com científicos, e carecem de metodologias ativas que se alinhem com essa proposta. Dessa forma, o método Estudo de Caso foi escolhido como abordagem dos conteúdos da eletiva Química da Limpeza. Sendo assim, objetivou-se contextualizar o ensino dos processos de esterilização, desinfecção, sanitização e antissepsia, estudados na disciplina eletiva, através da metodologia ativa Estudo de Caso e contou com a participação de 25 alunos. Uma primeira aula expositiva foi ministrada, e para coleta de dados quantitativos, aplicou-se um questionário com perguntas sobre o conhecimento dos discentes em relação aos microrganismos interiormente à exposição de conteúdo e reaplicado após isso. Ainda na mesma aula, a dinâmica Uma verdade, duas mentiras foi realizada, demonstrando engajamento dos alunos ao trabalharem em grupos. Na segunda aula, os estudantes responderam a um questionário que requisitava a descrição dos processos de controle microbiano, aplicado apenas uma vez, e logo após, puderam cooperar em grupo novamente para pesquisarem na internet e se apresentarem falando sobre o assunto. Na terceira e última aula, uma revisão dos assuntos da primeira e segunda aula foi feita. Em sequência, o Estudo de Caso foi aplicado para coleta de dados qualitativos, e a situação-problema presente na narrativa solicitava que os alunos resolvessem o problema demonstrando seus conhecimentos acerca das descrições de esterilização, desinfecção, sanitização e antissepsia, e relacionando os produtos químicos que se enquadram desses processos. Ao comparar as respostas da primeira e segunda aplicação do primeiro questionário, houve aumento no número de acertos da maioria das perguntas. No segundo questionário, ao ser aplicado antes da pesquisa em grupo, os alunos não conseguiram descrever corretamente nenhum processo antimicrobiano, porém, conseguiram realizar as descrições quando responderam ao Estudo de Caso, constatando a aplicabilidade desta metodologia ativa no ensino dos agentes químicos de controle microbiano e em uma disciplina eletiva.
Abstract: The New Secondary Education, among other proposals, is adding a formative itinerary in the curriculum for Brazilian students, composed of elective subjects, or simply electives. These new subjects cover the contents of the mandatory curricular components in a current and contextualized manner, integrating social and scientific topics, but require active methodologies that align with this proposal. Thus, the Case Study method was chosen to approach the contents of the elective Chemistry of Cleaning. The objective was to contextualize the teaching of sterilization, disinfection, sanitization and antisepsis processes, studied in the elective subject, through the active Case Study methodology and with the participation of 25 students. A first lecture was given, and to collect quantitative data, a questionnaire was applied with questions about students' knowledge of microorganisms before and after the content presentation. During the same class, the dynamic One truth, two lies was conducted, showing student engagement when working in groups. In the second class, the students answered a questionnaire that requested the description of the microbial control processes, which was applied only once. Afterwards, they were able to collaborate in groups again, researching online and presenting on the topic. In the third and final class, a review of the subjects of the first and second class was conducted. Following this, the Case Study was applied to collect qualitative data, and the problem-scenario present in the narrative asked students to solve the problem by demonstrating their knowledge of the descriptions of sterilization, disinfection, sanitization and antisepsis, and identifying the chemicals that fit these processes. When comparing the answers of the first and second applications of the first questionnaire, there was an increase in the number of correct answers for most of the questions. In the second questionnaire, when applied before the group research, the students were unable to correctly describe any antimicrobial process. However, they were able to provide accurate descriptions when answering the Case Study, demonstrating the applicability of this active methodology in teaching chemical agents for microbial control in an elective subject.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79262
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7394375227589337
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9033-1230
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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