Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78558
Tipo: TCC
Título: Escrevendo quadrinhos: uma possibilidade didática para desenvolver a competência escrita na língua inglesa
Autor(es): Oliveira, Bruna Duarte
Orientador: Cardoso, Lidia Amélia de Barros
Palavras-chave em português: Gamificação;Motivação extrínseca;Escrita
Palavras-chave em inglês: Gamification;Extrinsic motivation;Writing competence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: OLIVEIRA, Bruna Duarte. Escrevendo quadrinhos: uma possibilidade didática para desenvolver a competência escrita na língua inglesa. 2024. 36 f. TCC (Graduação em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Por muito tempo a escrita na língua inglesa foi vista apenas como consequência da fluência e não como uma ferramenta para atingi-la, sendo ignorada em prol de outras competências linguísticas, principalmente a leitora. Tendo isto em mente, este projeto visou explorar a escrita como ferramenta pedagógica em duas turmas do ensino fundamental, juntamente com o recurso da gamificação e a aprendizagem baseada em projetos, para despertar o interesse dos alunos na língua inglesa. Isto ocorreria através da motivação gerada a partir de um ambiente no qual os alunos fossem responsáveis pelo próprio aprendizado enquanto praticam a competência escrita. Como referencial teórico, utilizamos as pesquisas de (WILLIAMS, 2012) sobre o uso da escrita como ferramenta de ensino, o papel das motivações extrínsecas e intrínsecas (HARMER, 2007), o uso de Communicative Language Teaching e Task- based instruction (BRANDL, 2007) e gamificação em sala de aula (BALDISSERA, 2021). Os dados foram coletados através de uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados na análise foram relatórios, entrevistas e diários de bordo. Com o projeto de intervenção concluído, esperávamos que os alunos fossem capazes de desenvolver a habilidade escrita em língua inglesa para criar quadrinhos e short stories em inglês. Além disso, observamos que os alunos exercitaram a criatividade, o letramento crítico e aprofundaram o nível de compreensão leitora da língua inglesa.
Abstract: For a long time, writing in English was seen only as a consequence of fluency and not as a tool to achieve it, being ignored in favor of other linguistic skills, especially reading. With this in mind, this project aimed to explore writing as a pedagogical tool in two high school classes, together with the use of gamification and project-based learning, to spark students' interest in the English language. This would occur through motivation generated from an environment in which students are responsible for their own learning while practicing writing skills. As a theoretical framework, we used the research by (WILLIAMS, 2012) on the use of writing as a teaching tool, the role of extrinsic and intrinsic motivations (HARMER, 2007), the use of Communicative Language Teaching and Task-based instruction (BRANDL, 2007) and gamification in the classroom (BALDISSERA, 2021). Data were collected through a qualitativeapproach. The instruments used in the analysis were reports, interviews and logbooks. With the intervention project completed, we hoped that students would be able to develop their writing skills in English to create comics and short stories in English. Furthermore, we observed that the students exercised creativity, critical literacy and deepened their level of reading comprehension of the English language.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78558
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3102711956413841
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0345799270711265
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_bdoliveira.pdf573,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.