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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77885
Tipo: | Dissertação |
Título: | Farinhadas na zona rural de Teresina-PI: valorização da identidade cultural alimentar indígena |
Título em inglês: | Cornmeal festivals in the rural area of Teresina-PI: valuing indigenous food cultural identity |
Autor(es): | Gonçalves, Marina Miranda Ribeiro |
Orientador: | Siqueira, Adriana Camurça Pontes |
Palavras-chave em português: | Conhecimento tradicional;Cultura alimentar;Saberes tradicionais indígenas;Mandioca;Casa de farinha |
Palavras-chave em inglês: | Traditional knowledge;Food culture;Traditional indigenous knowledge;Cassava;Flour house |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | GONÇALVES, Marina Miranda Ribeiro. Farinhadas na zona rural de Teresina-PI: valorização da identidade cultural alimentar indígena. 2024. Dissertação (Mestrado em Gastronomia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Alimentar-se faz parte da vida dos seres humanos. Para além da função biológica, ajuda a construir a identidade cultural dos indivíduos, já que esses se relacionam socioculturalmente também através da alimentação. Ademais, a alimentação pertence a um sistema simbólico, que por meio da cultura defini alguns hábitos em desfavor de outros. Se revisarmos as práticas alimentares dos povos indígenas, encontraremos uma contribuição culinária vasta, dentre elas, o uso da mandioca e seus derivados. A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um dos produtos alimentícios mais populares do Brasil mesmo antes da colonização. Farinhada é o desmanche da mandioca, ou seja, ela é um acontecimento popular onde ocorre todo o processo de transformação dessa raiz em comida. A farinhada vai além da aprendizagem de métodos, ela é antes de tudo um espaço em que os indivíduos, membros de uma mesma comunidade ou família, aprendem a se relacionar entre si e com o mundo. A farinhada preserva os conhecimentos tradicionais indígenas, pois os artefatos utilizados, os saberes e os modos de fazer realizados e ensinados na farinhada carregam símbolos da identidade alimentar desses povos. Nesse sentido, o povoado Boqueirão, na Zona Rural Leste de Teresina-PI, mantém a tradição da farinhada, ajudando a preservar os bens materiais e imateriais inerentes a esse costume. Porém, as transformações oriundas da globalização e industrialização afetam a tradição das farinhadas. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral pesquisar as farinhadas que acontecem na casa de farinha comunitária do povoado Boqueirão, localizado na Zona Rural Leste de Teresina/PI, no intuito de valorizar a identidade cultural alimentar ancestral indígena. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa se apresenta como descritiva e exploratória. Os dados bibliográficos e da pesquisa de campo foram coletados no período de setembro de 2021 a dezembro de 2023. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho pode ser definido como bibliográfico, documental e de campo. Foi utilizado o método etnográfico na pesquisa de campo. Assim, por meio de entrevistas narrativas e semiestruturadas foram entrevistadas 10 pessoas que participam ativamente da farinhada. Os resultados do estudo revelaram que no povoado Boqueirão, a tradição da farinhada é mantida, porém vem sendo modificada, já que a globalização e industrialização dos alimentos, homogenizam os paladares em âmbito mundial, bem como os moradores mais jovens da comunidade trabalham na cidade em funções muitas vezes precárias. Infelizmente, há um grande risco de se perder a farinhada nas próximas gerações do povoado Boqueirão. É imprescindível mais estudos que promovam a valorização dessa tradição, tão importante para o estado do Piauí e para o Brasil. |
Abstract: | Eating is part of the life of human beings. In addition to its biological function, it helps to build the cultural identity of individuals, as they relate to each other socioculturally through food. Furthermore, food belongs to a symbolic system, which through culture defines some habits to the detriment of others. If we review the eating practices of indigenous peoples, we will find a vast culinary contribution, including the use of cassava and its derivatives. Cassava (Manihot esculenta Crantz) is one of the most popular food products in Brazil even before colonization. Farinhada is the dismantling of cassava, that is, it is a popular event where the entire process of transforming this root into food takes place. Farinhada goes beyond learning methods, it is first and foremost a space in which individuals, members of the same community or family, learn to relate to each other and to the world. The farinhada preserves the traditional indigenous knowledge, as the artifacts used, the knowledge and the ways of making carried out and taught in the farinhada carry symbols of the food identity of these people. In this sense, the village of Boqueirão, in the Eastern Rural Zone of Teresina-PI, maintains the tradition of farinhada, helping to preserve the material and immaterial goods inherent to this custom. However, the transformations resulting from globalization and industrialization affect the tradition of the farinhada. Thus, the present study aimed to research the farinhada that take place in the community flour house of the village of Boqueirão, located in the East Rural Zone of Teresina/PI, in order to value the ancestral indigenous food cultural identity. The study is characterized as qualitative. As for the proposed objectives, the research is descriptive and exploratory. Bibliographic and field research data were collected from September 2021 to December 2023. In relation to technical procedures, the work can be defined as bibliographic, documentary and field. The ethnographic method was used in field research. Thus, through narrative and semi-structured interviews, 10 people who actively participate in the farinhada were interviewed. The results of the study revealed that in the village of Boqueirão, the tradition of farinhada is maintained, but it has been modified, since the globalization and industrialization of food homogenize the palates worldwide, as well as the younger residents of the community work in the city in often precarious functions. Unfortunately, there is a great risk of losing the farinhada in the next generations of the Boqueirão village. It is essential to carry out further studies that promote the appreciation of this tradition, which is so important for the state of Piauí and for Brazil. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77885 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3357892329586817 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3517937068506891 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | PPGGASTRONOMIA - Dissertações defendidas na UFC |
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