Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76502
Type: | TCC |
Title: | Melhorias na conectividade em sistemas de controle de trens: uma avaliação de algoritmos de Handover em ambiente cbtc |
Authors: | Sousa Júnior, Fábio Lúcio de Almeida |
Advisor: | Melo, Yuri Victor Lima de Melo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Sinalização Ferroviária;Comunicações sem fio;Controle de Trem Baseado em Comunicações - CBTC;Handover |
Keywords in English : | Railway Signaling;Wireless Communications |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SOUSA JÚNIOR, Fábio Lúcio de Almeida. Melhorias na conectividade em sistemas de controle de trens: uma avaliação de algoritmos de Handover em ambiente cbtc. 2023, 78 f. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Proporcionando uma alternativa eficaz de locomoção em grandes centros urbanos, o transporte ferroviário experimentou notável crescimento nas últimas décadas, atendendo à demanda crucial de modernização dos sistemas de controle de trens. Este fenômeno destaca a importância dos Sistemas Controle de Trem Baseado em Comunicações (CBTC), desempenhando papel crítico ao controlar dinamicamente a velocidade e a posição dos trens, impactando diretamente a segurança dos passageiros e a eficiência operacional. Através do subsistema Data Communication System (DCS) utilizando comunicações sem fio, como a tecnologia IEEE 802.11 (Wi-Fi), o CBTC ajusta a velocidade e a posição dos trens ao longo da rota. Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do handover em sistemas ferroviários que fazem uso da tecnologia CBTC. A pesquisa concentra-se na otimização do processo de handover para aprimorar o tempo de resposta dos trens a comandos críticos, como frenagem de emergência. A metodologia utilizada envolveu a modelagem de um simulador que contempla desde a modelagem utilizada para o movimento do trem, a comunicação trem-terra e os algoritmos de handover aplicados. A análise abrange a identificação e compreensão dos atrasos na comunicação decorrentes do handover, explorando como os diferentes algoritmos podem influenciar o desempenho geral do sistema. O estudo também explora o uso de métricas específicas para avaliar a eficácia dos diversos algoritmos examinados. Os resultados indicam que a otimização do processo de handover pode promover melhorias significativas nos sistemas CBTC e destacam a importância da pesquisa contínua na área de sinalização em sistemas de metrô e das tecnologias de telecomunicações presentes no CBTC para melhorar a segurança e eficiência desses sistemas. |
Abstract: | By providing an effective alternative for transportation in large urban centers, railway transportation has witnessed remarkable growth in recent decades, addressing the critical demand for the modernization of train control systems. This phenomenon underscores the significance of Communication-Based Train Control (CBTC) systems, playing a crucial role in dynamically con-trolling train speed and position, directly impacting passenger safety and operational efficiency. Through the Data Communication System (DCS) subsystem using wireless communications, such as IEEE 802.11 (Wi-Fi) technology, CBTC adjusts train speed and position along the route. This work aims to investigate the impact of handover in railway systems utilizing CBTC technology. The research focuses on optimizing the handover process to enhance train response time to critical commands, such as emergency braking. The methodology employed involved modeling a simulator that encompasses the modeling used for train movement, train-ground communication, and the applied handover algorithms. The analysis encompasses the identi- fication and understanding of communication delays resulting from handover, exploring how different algorithms may influence the overall system performance. The study also explores the use of specific metrics to assess the effectiveness of the various examined algorithms. Results indicate that optimizing the handover process can significantly enhance CBTC systems and underscore the importance of ongoing research in the signaling field of metro systems and the telecommunication technologies present in CBTC to improve the safety and efficiency of these systems. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76502 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9200213179883836 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-3026-7059 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3613517930531317 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA ELÉTRICA - SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_flasousajunior.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.