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Tipo: Tese
Título: Avaliação do serviço de saúde bucal da estratégia saúde da família de Fortaleza durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Firmeza, Luiza Maria Dias
Orientador: Teixeira, Ana Karine Macedo
Palavras-chave em português: Atenção Primária à Saúde;Serviço de Saúde;Saúde Bucal;Infecções por Coronavírus
Palavras-chave em inglês: Primary Health Care;Coronavirus Infections;Oral Health;Health Services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: FIRMEZA, Luiza Maria Dias. Avaliação do serviço de saúde bucal da estratégia saúde da família de Fortaleza durante a pandemia de Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76258. Acesso em: 23 fev. 2024.
Resumo: A pandemia da COVID-19 exigiu mudanças na rotina dos atendimentos odontológicos que representaram obstáculos, podendo agravar o desafio da incorporação dos princípios da Atenção Primária a Saúde (APS) no serviço de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF). Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar o serviço de saúde bucal da ESF do município de Fortaleza durante a pandemia de COVID-19. Foi realizado estudo avaliativo, transversal, com abordagem quantitativa com 531 usuários e 157 cirurgiões-dentistas, e uma avaliação com abordagem qualitativa com 7 coordenadores de saúde bucal. Foram incluídos dentistas da ESF que fossem servidores efetivos e que atuassem há pelo menos 2 anos nas unidades de saúde e usuários maiores de 18 anos que tivessem feito uso do serviço na unidade também há pelo menos 2 anos. Para avaliar o serviço de saúde bucal foi utilizado como instrumento o Primary Care Assessment Tool versão saúde bucal (PCATool SB), sendo os escores classificados em alto (≥ 6,6) e baixo (<6,6). Os dados foram analisados no programa SPSS, considerando o intervalo de confiança de 95%, com nível de significância de 5%. Foi realizada análise descritiva dos dados, além da utilização do teste T de Student, ANOVA e ANOVA multifatorial. A abordagem qualitativa foi feita por meio de entrevistas com todos os coordenadores de saúde bucal de Fortaleza, abordando questões sobre o processo de trabalho do serviço de saúde bucal durante a pandemia da COVID-19. A análise qualitativa foi feita por meio da análise de conteúdo, sendo identificadas categorias analíticas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A avaliação do serviço de saúde bucal do município pelos profissionais e usuários mostrou-se negativa, sendo deficiente principalmente para o atributo acesso de primeiro contato. Houve diferença de avaliação entre as Coordenadorias Regionais de Saúde (CORES) e também houve influência de fatores sociodemográficos e referentes ao serviço da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) na avaliação dos usuários. Durante a análise da percepção dos gestores, foram identificadas duas categorias analíticas com as respectivas subcategorias:1. O contexto pandêmico: reações atitudinais e emocionais (1.1 Primeiros contatos com a pandemia: lidando com o desconhecido e com os desafios; 1.2 Impacto sobre saúde mental) e 2. O processo de trabalho ressignificado (2.1 A gestão e o impacto da tomada de decisões; 2.2 Ressignificação dos papéis profissionais; 2.3 Adaptações no serviço e o cuidado com a segurança e biossegurança). Em relação à percepção dos gestores do estudo, esses perceberam o momento pandêmico como desafiador, com oscilação no processo de tomada de decisões, entretanto, o processo de planejamento foi realizado de forma colaborativa com os profissionais do serviço. Foram revelados desafios durante o percurso como ter que lidar com o desconhecido, dificuldades materiais e impactos negativos sobre a efetivação dos atributos da APS no serviço. O momento incitou a ressignificação dos papéis profissionais, sendo demonstrada sensibilidade dos profissionais e dos gestores para o acolhimento dos colegas e dos pacientes, bem como uma boa atuação e integração diante do novo processo de trabalho construído a partir do contexto. No que diz respeito a perspectiva dos cirurgiões-dentistas e usuários, o serviço foi avaliado de forma negativa durante a pandemia, sendo o acesso o aspecto pior avaliado, sinalizando necessidade de priorização da gestão para esse atributo.
Abstract: The COVID-19 pandemic required changes in the routine of dental care that represented obstacles and could worsen the challenge of incorporating the principles of Primary Health Care (PHC) into the oral health service of the Family Health Strategy (FHS). Therefore, the objective of the study was to evaluate the oral health service of the FHS in the city of Fortaleza during the COVID-19 pandemic. An evaluative, cross-sectional study was carried out with a quantitative approach with 531 users, 157 dental surgeons, and an evaluation with a qualitative approach with 7 oral health coordinators. Dentists who were permanent employees and who had worked at the health units for at least 2 years and users over 18 years of age who had also used the service at the unit for at least 2 years were included. To evaluate the oral health service, the Primary Care Assessment Tool oral health version (PCATool SB) was used as an instrument, with scores classified as high (≥ 6.6) and low (<6.6). The data were analyzed using the SPSS program, considering a 95% confidence interval, with a significance level of 5%. Descriptive analysis of the data was performed, in addition to using the Student's T test, ANOVA and multifactorial ANOVA. The qualitative approach was carried out through interviews with all oral health coordinators in Fortaleza, addressing questions about the oral health service work process during the COVID-19 pandemic. The qualitative analysis was carried out through content analysis, identifying analytical categories. The project was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Ceará (UFC). The evaluation of the municipality's oral health service by professionals and users was negative, being deficient mainly for the first contact access attribute. There was a difference in evaluation between the Regional Health Coordinators (CORES) and there was also an influence of sociodemographic factors and those related to the Primary Health Care Unit (PHCU) service in the evaluation of users. During the analysis of managers' perception, two analytical categories were identified with their respective subcategories:1. The pandemic context: attitudinal and emotional reactions (1.1 First contacts with the pandemic: dealing with the unknown and challenges; 1.2 Impact on mental health) and 2. The new work process (2.1 Management and impact of decision-making; 2.2 Redefinition of professional roles; 2.3 Adaptations in the service and care for safety and biosafety). Regarding the perception of the study managers, they perceived the pandemic moment as challenging, with fluctuations in the decision-making process, however, the planning process was carried out collaboratively with service professionals. Challenges were revealed along the way, such as having to deal with the unknown, material difficulties and negative impacts on the implementation of PHC attributes in the service. The moment encouraged the redefinition of professional roles, demonstrating sensitivity on the part of professionals and managers to welcome colleagues and patients, as well as good performance and integration in the face of the new work process built from the context. Regarding the perspective of dentists and users, the service was evaluated negatively during the pandemic, with access being the worst evaluated aspect, signaling the need to prioritize management for this attribute .
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76258
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4558737398454466
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2624106157896768
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DCOD - Teses defendidas na UFC

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