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Tipo: Dissertação
Título: Construção e validação de cenário de simulação clínica sobre a influência sensorial da unidade de terapia intensiva neonatal no sono do recém-nascido pré-termo
Autor(es): Oliveira, Débora Teles de
Orientador: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave em português: Enfermagem;Qualidade do Sono;Recém-Nascido Prematuro;Unidades de Terapia Intensiva Neonatal;Treinamento por Simulação
Palavras-chave em inglês: Nursing;Sleep Quality;Infant, Premature;Intensive Care Units, Neonatal;Simulation Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2024
Citação: OLIVEIRA, Débora Teles de. Construção e validação de cenário de simulação clínica sobre a influência sensorial da unidade de terapia intensiva neonatal no sono do recém-nascido pré-termo. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76214. Acesso em: 21 fev. 2024.
Resumo: O ambiente das unidades de terapia intensiva neonatal altera a qualidade do sono dos recém nascidos pré-termo devido aos ruídos, ao manuseio e à luminosidade. Objetivou-se desenvolver e validar um cenário simulado acerca da influência do ambiente sensorial da unidade de terapia intensiva neonatal no sono do recém-nascido pré-termo hospitalizado. Estudo metodológico desenvolvido em três fases: 1. Revisão de escopo; 2. Desenvolvimento do caso clínico e cenário de simulação e 3. Validação semântica do cenário com experts. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará/CAAE sob n.º 6462922.9.0000.5054. A revisão de escopo foi realizada conforme as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI), e registrada no Open Science Framework sob o número de registro 10.17605/OSF.IO/3EPRT. A busca foi realizada em oito bases de dados indexados: MEDLINE/Pubmed, Web of Science, SCOPUS, Cochrane, CINAHL, EMBASE, LILACS, SCIELO e PsycInfo. As buscas na literatura cinzenta foram realizadas no CTD, BDTD, OATD, NDTLTD e Open Gray. Ao final, a revisão foi composta por 24 artigos obtidos nas bases de dados e três publicações de literatura cinzenta. Os estudos incluídos apresentaram as dificuldades do ambiente neonatal, tais como, ruídos altos, forte luminosidade e toques excessivos, e os métodos não farmacológicos que podem promover o sono neonatal, como protetor auricular, ruído branco, voz materna e música de ninar para o sentido de audição, sucção com sacarose para o paladar, toque humano gentil e toque Yakson, massagem, posição canguru, ninho, rede, coleito e posição na incubadora na categoria tato e cobrir a incubadora no sentido visão. Com base nestes resultados foi construído o caso clínico e cenário de simulação “a influência sensorial da UTIN no sono do neonato pré-termo”. Após o desenvolvimento, iniciou-se a fase de validação semântica e de validação de conteúdo, sendo a primeira com três experts e a segunda com nove experts com experiência em neonatologia, UTIN e/ou simulação. Os dados da pesquisa foram armazenados em um banco de dados e analisados por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo para determinar o nível de concordância do caso clínico por meio do instrumento adaptado de Góes et al. (2017) composto de quatro categorias: linguagem, conteúdo, objetivo e aplicabilidade. Na validação semântica, o caso clínico atingiu concordância global de 0,80 e a validação de conteúdo do cenário de simulação obteve concordância global de 0,91. Entre as melhorias solicitadas e realizadas no cenário, destacam-se: a descrição do ambiente da UTIN e da rotina dos profissionais, correção nos sinais vitais e mudança no suporte ventilatório do RNPT. O índice de validade atingido atesta a qualidade do caso e cenário de simulação quanto à semântica. O cenário, após avaliação junto ao público-alvo poderá ser replicado nos centros de ensino de graduação e pós-graduação considerando seu grau de realismo e favorecendo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Estas características constatam a simulação clínica como uma metodologia de ensino apropriada e com potencial inovador que pode ser utilizada no ensino em saúde, contribuindo para a formação de excelência dos profissionais.
Abstract: In neonatal intensive care units, the environment can affect the quality of sleep of preterm newborns due to noise, handling, and brightness. The intended purpose of this study was to develop and validate a simulated scenario about the influence of the sensory environment of the neonatal intensive care unit on the sleep of hospitalized preterm newborns. A methodological study developed in three phases: 1. Scoping review; 2. Development of the clinical case and simulation scenario and 3. Semantic validation of the scenario with experts. Approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará/CAAE under No. 6462922.9.0000.5054. The scoping review was carried out following the recommendations of the Joanna Briggs Institute (JBI) and registered with the Open Science Framework under registration number 10.17605/OSF.IO/3EPRT. The search was carried out in eight indexed databases: MEDLINE/Pubmed, Web of Science, SCOPUS, Cochrane, CINAHL, EMBASE, LILACS, SCIELO, and PsycInfo. Grey literature searches were carried out in CTD, BDTD, OATD, NDTLTD, and Open Gray. In the end, the review consisted of 24 articles obtained from the databases and three gray literature publications. The studies included presented the difficulties of the neonatal environment, such as loud noises, strong lighting and excessive touching, and the non-pharmacological methods that can promote neonatal sleep, such as ear plugs, white noise, mother's voice and lullaby music for the sense of hearing, sucking with sucrose for taste, gentle human touch and Yakson touch, massage, kangaroo care position, nest, hammock, co-sleeping and position in the incubator in the touch category and covering the incubator in the sense of sight. From these results, the clinical case and simulation scenario "The sensory influence of the NICU on the sleep of the preterm infant" were constructed. After development, the semantic validation and content validation phases began, the first with three experts and the second with nine experts with experience in neonatology, the NICU, and/or simulation. The research data was stored in a database and analyzed by calculating the Content Validity Index to determine the degree of agreement of the clinical case. The instrument was adapted from Góes et al. (2017) and comprises four categories: language, content, objective, and applicability. In the semantic validation, the clinical case achieved an overall agreement of 0.80, and the content validation of the simulation scenario achieved an overall agreement of 0.91. Among the modifications requested and implemented in the scenario, the following stand out: a description of the NICU environment and the professional routine, corrections to vital signs, and a modification to the ventilatory support provided by the PTNB. The achieved validity index indicates the quality of the case and simulation scenario in terms of semantics. After a thorough evaluation of the intended audience, the scenario can be replicated in both undergraduate and postgraduate teaching centers, considering its level of realism, and fostering the teaching-learning process of the students. These characteristics indicate that clinical simulation is a suitable teaching methodology with innovative potential, which can be employed in health education, thereby facilitating the training of exceptional professionals.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76214
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-0648-1119
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2647001084045443
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-0481-6440
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9373445899762688
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
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