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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Sônia Pereira-
dc.contributor.authorFrencken, Claudete da Silva Morais-
dc.date.accessioned2014-03-07T14:06:39Z-
dc.date.available2014-03-07T14:06:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFRENCKEN, Claudete da Silva Morais. Educação de jovens e adultos e educação popular: pressupostos identificados na prática de educadores em sala de aula em Fortaleza. 2013. 188f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7571-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação de Adultospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Popular-
dc.titleEducação de jovens e adultos e educação popular: pressupostos identificados na prática de educadores em sala de aula em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho buscamos identificar e analisar pressupostos da educação popular, presentes na prática de educadores de jovens e adultos, em uma escola municipal de Fortaleza, identificando a proximidade dessas práticas às demandas dos educandos. Propomos: a) identificar e analisar o modo como os princípios, que fundamentam a educação popular, estão inseridos na prática de educadores da EJA em sala de aula; b) os motivos que levam educadores de EJA a adotar em sua prática esses princípios; e c) as implicações decorrentes da inserção desses pressupostos na prática de educadores, junto a educandos dessa modalidade. É uma pesquisa do tipo qualitativo-explicativo, descritivo, que se caracteriza como um estudo de caso, junto a um educador e 11 educandos da EJA. O trabalho, ora apresentado, foi precedido por uma pesquisa exploratória, aqui apresentada. A pesquisa é realizada em três etapas: bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo utilizamos três estratégias: observação participante, questionário de caracterização dos sujeitos, e entrevista semiestruturada. Relacionamos como categorias de análise: palavra, diálogo, contextualização, conscientização e politização. Os pressupostos da educação popular, trabalhados neste estudo, apoiam-se na concepção de Educação Libertadora de Paulo Freire (1969, 1977, 1980, 2000, 2002, 2007, 2007a, 2009, 2011, 2011a), e ainda em obras em que Freire dialoga com outros autores: Faundez (1985); Nogueira (2002); e Shor (2011). Trabalhamos também com Paiva (2000, 1987, 2003); Beisiegel (2004); Paludo (2001); Fávero (2006); Brandão (2002, 2005); Góes (1991, 2002); Torres, O’Cadiz e Wong (2002) e Rosas (1986, 2002, 2004), Haddad e de Pierro (1994, 2000). Utilizamos o método de análise de conteúdo, que nos possibilitou constatar, no recorte das falas do educador e dos educandos, a presença das categorias: palavra, diálogo e contextualização nas práticas realizadas em sala de aula, distando as demais categorias analisadas. A presença das categorias citadas evidenciou, na leitura das informações obtidas durante a pesquisa exploratória, na caracterização dos sujeitos, na observação de sala e nas entrevistas semiestruturadas, uma identificação dos educandos com as práticas nas quais era observado o emprego destas categorias.pt_BR
dc.title.enAdults and Youth Education and Popular Education: assumptions of the practice from educators in a municipal school in Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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