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Title in Portuguese: Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
Title: Défis et possibles: la pratique pédagogique de l’enseignant responsable du service d’éducation spécialisée auprès de l’élève ayant une déficience intellectuelle
Author: Araruna, Maria Rejane
Advisor(s): Figueiredo, Rita Vieira de
Keywords: Educação especial – Fortaleza(CE)
Deficientes - Educação – Fortaleza(CE)
Práticas pedagógicas – Fortaleza(CE)
Prática de Ensino
Professores de educação especial - Avaliação - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza(CE)
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: ARARUNA, Maria Rejane. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual. 2013. 282f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a prática pedagógica de professoras de salas de recursos multifuncionais de escolas publicas do município de Fortaleza. Teve por objetivo principal investigar se houve evolução na prática pedagógica de três professoras de Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma pesquisa colaborativa. Como metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa colaborativa desenvolvida através das seguintes etapas: diagnóstico, acompanhamento colaborativo, intervenção e avaliação. Os dados foram coletados por meio de observação direta nas salas de recursos e de registros escritos do acompanhamento colaborativo e da intervenção. Foram investigadas a organização do trabalho das professoras na sala de recursos multifuncionais e as estratégias de atendimento desenvolvidas por elas com alunos que apresentam deficiência intelectual. Os resultados da investigação indicam que estas professoras realizam o estudo de caso e elaboram o plano de atendimento para cada um dos alunos por elas atendidos. Elas organizam as atividades e recursos pedagógicos em consonância com os objetivos propostos nos planos. No entanto, apesar do empenho destas professoras em organizar atividades diversificadas e motivadoras e em refletir sobre a prática pedagógica voltada para estes alunos, estas atividades não privilegiam a mobilização cognitiva desses alunos de modo que possa favorecer o avanço conceitual dos mesmos. Estes resultados revelam a dificuldade das professoras em estabelecer relação entre as atividades propostas e os processos cognitivos de seus alunos. Palavras-chave: atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, deficiência intelectual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7569
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