Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75630
Tipo: TCC
Título: Avaliação morfométrica de células espermáticas de ovinos utilizando diferentes corantes
Autor(es): Braga, Yasmim Dantas
Orientador: Campos, Ana Cláudia Nascimento
Palavras-chave em português: Corantes;Digitalização;Espermatozoides;Mensuração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Data do documento: 2023
Citação: BRAGA, Yasmim Dantas. Avaliação morfométrica de células espermáticas de ovinos utilizando diferentes corantes. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esse estudo avaliou a influência dos diferentes tipos de corantes utilizados no tamanho das células espermáticas de ovinos. Foram utilizados quatro ovinos, que foram submetidos ao manejo intensivo e alimentados conforme especificações do NRC. Os ejaculados foram diluídos em Tris a uma concentração final de 100×106 espermatozoides /ml, em seguida, foram confeccionados esfregaços que foram corados com eosina-nigrosina, azul de bromofenol e coloração panótico (Diff Quik) e uma lâmina não foi corada (controle). No total, 2.000 espermatozoides (500 espermatozoides de cada coloração e do controle) foram digitalizados e avaliados pelo ImageJ, software para processamento e análise de imagens. Os espermatozoides foram mensurados quanto ao comprimento da cabeça, largura, perímetro e área de cabeça, comprimento da cauda e comprimento total do esperma em m. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SAS 9.1, submetidos ao estudo da ANOVA. Os valores foram considerados estatisticamente significativos quando p<0,05. Os resultados demonstraram que os corantes usados nesse estudo aumentaram o tamanho das células espermáticas, com os maiores valores foram verificados no Panótico e os menores no Controle (P<0,001). A exceção foi verificada para o comprimento da cauda, pois o menor valor foi encontrado no corante azul de bromofenol (P<0,001). Outro aspecto constatado, foi que cada corante confere uma dimensão diferente para a célula espermática (P<0,001). Conclui-se que as dimensões morfométricas dos espermatozoides de ovinos foram influenciadas pelos diferentes procedimentos de coloração. Além disso, este é o primeiro relato em que as dimensões de células espermáticas de ovinos são obtidas sem uso de coloração.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75630
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ZOOTECNIA - Artigo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ydbraga.pdf227,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.