Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75568
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo de caso a respeito da corrosão encontrada em veículos automotores |
Autor(es): | Silva, José Kleverton Pinheiro Medeiros da |
Orientador: | Costa, Camilo Augusto Santos |
Palavras-chave em português: | corrosão;veículos automotivos;prevenção;condições climáticas;estratégias mitigadoras;pilha galvânica |
Palavras-chave em inglês: | corrosion;automotive vehicles;prevention;weather conditions;mitigating strategies;galvanic cell |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, José Kleverton Pinheiro Medeiros da. Estudo de caso a respeito da corrosão encontrada em veículos automotores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecâncica) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. |
Resumo: | A corrosão de metais é um fenômeno natural e universal que, ao longo da história, tem representado um desafio significativo para a indústria, a engenharia e a ciência dos materiais. Considerando os efeitos indesejados da corrosão na indústria de veículos automotivos e a significância de compreendê-la para prevenção e controle, este estudo foi concebido para identificar as principais causas desse fenômeno em uma revenda de veículos e propor soluções correspondentes. Utilizando uma metodologia qualitativa, integrou um estudo de caso e pesquisa bibliográfica para coletar dados por meio de observações, entrevistas e análises ambientais. O estudo revelou a prevalência da corrosão devido às condições climáticas extremas, especialmente pela proximidade com o mar e a exposição aos ventos. Além disso, a presença de chuvas influenciou significativamente os níveis de umidade relativa do ar, juntamente com variações bruscas de temperatura diurna e noturna, que foram fatores agravantes no local analisado. Observaram-se também problemas relacionados à geometria dos objetos, formação de pilhas galvânicas e o poder corrosivo dos compostos químicos. Com base nessas descobertas, foram propostas estratégias mitigadoras específicas para cada uma das situações identificadas. Concluiu-se que, apesar da severidade das condições climáticas, a implementação de um conjunto de medidas pode minimizar consideravelmente os efeitos da corrosão. |
Abstract: | The corrosion of metals is a natural and universal phenomenon that, throughout history, has posed a significant challenge for the industry, engineering, and materials science. Considering the undesired effects of corrosion in the automotive industry and the importance of understanding it for prevention and control, this study was designed to identify the main causes of this phenomenon in a vehicle dealership and propose corresponding solutions. Using a qualitative methodology, it integrated a case study and bibliographic research to collect data through observations, interviews, and environmental analyses. The study revealed the prevalence of corrosion due to extreme weather conditions, particularly due to proximity to the sea and exposure to winds. Additionally, the presence of rainfall significantly influenced the levels of relative humidity, along with abrupt variations in daytime and nighttime temperatures, which were aggravating factors in the analyzed location. Problems related to the geometry of objects, galvanic pile formation, and the corrosive power of chemical compounds were also observed. Based on these findings, specific mitigating strategies were proposed for each identified situation. It was concluded that, despite the severity of the weather conditions, implementing a set of measures can considerably minimize the effects of corrosion. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75568 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jkpmsilva.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.