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Tipo: Dissertação
Título : Entre vidas e negócios: Um estudo das competências empreendedoras de médicos empreendedores
Autor : SILVA, Henrique Henrique Pereira da
Tutor: CABRAL, Augusto Augusto Cezar de Aquino
Palabras clave en portugués brasileño: Competências;Competências Empreendedoras;Empreendedorismo;Médicos;Saúde.
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Henrique Pereira da. Entre vidas e negócios: um estudo das competências empreendedoras de médicos empreendedores. 2023.
Resumen en portugués brasileño: Tomando por foco o contexto da saúde, este estudo tem o objetivo de investigar as relações entre as etapas do processo empreendedor dos médicos e as suas competências empreendedoras. Foram identificadas as etapas do processo empreendedor com base em Baron e Shane (2007) e as competências empreendedoras de acordo com o modelo teórico de Cooley (1990). Este estudo se justifica pela relevância que a área médica tem na sociedade, aliada ao papel da indústria da saúde e ao desenvolvimento do empreendedorismo de médicos, bem como pela lacuna teórica e empírica de estudos que aliem o empreendedorismo com a área médica. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 9 médicos empreendedores, seguindo uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo a análise de conteúdo para tratamento dos dados e o ATLAS.ti 23 para a codificação. Os resultados indicam que alguns médicos seguiram as etapas sequencialmente, desde a ideia até a consolidação de um negócio de sucesso, como no caso dos empreendedores que possuem o negócio a mais tempo. No entanto, outros não seguiram rigidamente as etapas, especialmente aqueles que herdaram o negócio por influência familiar. Quanto às competências empreendedoras, foram destacadas várias competências relevantes nos grupos de realização (exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento), planejamento (busca de informações) e poder (persuasão e rede de contatos). Foi observada uma coexistência significativa entre as etapas do processo empreendedor dos médicos e suas competências empreendedoras. Competências como persistência, independência e autoconfiança e persuasão e rede de contatos foram consideradas fundamentais para o sucesso empreendedor dos médicos, principalmente nas etapas iniciais e finais do processo. Além disso, as competências digitais emergiram como uma categoria empírica importante, com as redes sociais sendo identificadas como ferramentas poderosas para divulgação, empreendedorismo e captação de clientes. As contribuições centrais deste estudo consistem no aprofundamento das etapas do processo empreendedor e as competências empreendedoras dos médicos, somada a relevância que elas têm em seu contexto empreendedor, além do avanço no preenchimento da lacuna teórica e empírica sobre os estudos desta área e o surgimento de uma categoria que emergiu dos resultados da pesquisa.
Abstract: Focusing on the healthcare context, this study aims to investigate the relationship between the stages of physicians' entrepreneurial process and their entrepreneurial ompetencies. The entrepreneurial process stages were identified based on Baron and Shane (2007), and the entrepreneurial competencies were determined according to Cooley's theoretical model (1990). This study is justified by the relevance of the medical field in society, coupled with the role of the healthcare industry and the development of physician entrepreneurship in clinics, medical centers, startups, and other healthcare-related businesses, as well as the theoretical and empirical gap in studies linking entrepreneurship to the medical field. A qualitative and descriptive research approach was employed, involving semi-structured interviews with nine physician entrepreneurs. Content analysis was used for data treatment, and the ATLAS.ti 23 software assisted in data coding. The results indicate that some physicians followed the stages sequentially, from idea generation to successful business consolidation, particularly those who have been in business for a longer time. However, others did not strictly adhere to the stages, especially those who inherited the business through family influence. Regarding entrepreneurial competencies, several relevant competencies were highlighted in the achievement (demand for quality and efficiency, persistence, and commitment), planning (information search), and power (persuasion and networking) groups. A significant coexistence was observed between the stages of physicians' ntrepreneurial process and their entrepreneurial competencies. Competencies such as persistence, independence, self confidence, persuasion, and networking were considered essential for physicians' entrepreneurial success, particularly in the initial and final stages of the process. Additionally, digital competencies emerged as an important empirical category, with social media platforms being identified as powerful tools for marketing, entrepreneurship, and customer acquisition. The central contributions of this study lie in deepening the understanding of physicians' entrepreneurial process stages and competencies, the relevance of these aspects in their entrepreneurial context, advancing the theoretical and empirical knowledge in this field, and the identification of an category that emerged from the research findings.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75537
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2695114679497989
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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