Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7507
Tipo: Dissertação
Título: Ensino Agrícola: um estudo da gênese e das práticas Pedagógicas no antigo Patronato Agrícola Manoel Barata – PA
Título em inglês: Agricultural teaching: a research about the beginning and the pedagogical practices in the ancient Manoel Barata Agricultural Patronage – PA
Autor(es): Thury, Inácia Maria Carneiro
Orientador: Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula
Palavras-chave: Agricultural patronage;Vocational education;Ensino profissional - Outeiro(Belém,PA) - Séc. XX;Ensino agrícola - Outeiro(Belém,PA) - Séc. XX;Prática de Ensino;Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: THURY, Inácia Maria Carneiro. Ensino Agrícola: um estudo da gênese e das práticas Pedagógicas no antigo Patronato Agrícola Manoel Barata – PA. 2012. 106f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este é um estudo acerca da história profissional agrícola no estado do Pará particularmente centrado na criação do Patronato Agrícola Manoel Barata em Outeiro no longínquo ano de 1918 quando foram criados em todo o território nacional vinte instituições desse tipo. Essas instituições tinham como perfil institucional o disciplinamento correcional dos menores nos quais se incluíam os órfãos crianças que viviam pelas ruas ou por aqueles que seus responsáveis declaravam sem recursos para mantê-los. Pretendo neste trabalho pesquisar a gênese e as práticas pedagógicas desenvolvidas naquele patronato além de estudar a realidade do ensino rural desenvolvido no Brasil a partir da criação dos patronatos agrícolas na década de 20 e sua adaptabilidade à realidade amazônica. Os métodos de pesquisa utilizados foram qualitativa descritiva através de entrevistas narradas e a pesquisa documental predominando a história oral. Durante a pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com cinco (5) professores da época. Assim este trabalho foi desenvolvido a partir de um viés essencialmente qualitativo no qual fizemos uso principalmente dos fundamentos téorico-metodológicos da pesquisa em memória social de acordo com o proposto por Bosi (2003). Os recursos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram a observação e registro de dados em caderno de campo bem como entrevistas aprofundadas além de registros fotográficos. Finalizando a pesquisa apresenta achados principalmente através da oralidade que dá consistência necessária ao trabalho. Espera-se com esta pesquisa contribuir para a preservação da História e Memória do Instituto Federal de Educação do Pará - campus Castanhal que continua sendo às vésperas de seu centenário o maior referencial do ensino profissional agrícola na Amazônia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7507
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-IMCTRURY.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.