Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74980
Type: TCC
Title: Dimensões da inovação social: estudo de caso sobre o programa de estímulo a cooperação na escola (PRECE)
Authors: Silva, Rayssa Suellen Feitosa da
Advisor: Santos, Sandra Maria dos
Keywords in Brazilian Portuguese : Inovação social;Modelo de Tardif e Harrisson (2005);Dimensões da inovação social;Programa de Estimulo à Cooperação na Escola (PRECE)
Keywords in English : Social innovation;Model of Tardif and Harrisson (2005);Dimensions of social innovation;Program to Encourage Cooperation in School (PRECE)
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Rayssa Suellen Feitosa da. Dimensões da inovação social: estudo de caso sobre o programa de estímulo a cooperação na escola (PRECE). 79 f. 2019. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Abstract in Brazilian Portuguese: A inovação parte de Schumpeter (1985), que a define como novidades que podem ser integradas ao sistema econômico e que alteram as ligações entre produtores e consumidores, sendo, na concepção do autor, um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico. Entretanto, no decorrer do século XXI, a inovação é influenciada por novas bases de conhecimento e ganha dimensões que se expandem além do mercado e, assim, passa a fazer parte de setores como o público e o terceiro setor (MEDEIROS, et al., 2017). Nesse contexto, a inovação social se apresenta com o objetivo de assistir as necessidades sociais e promover benefícios sociais para as comunidades, através da criação de novos produtos, serviços, estruturas organizacionais ou atividades que vão contra a exclusão social, a segregação e a carência de oportunidades (MOULAERT et al., 2013). Tardif e Harrisson (2005) desenvolveram um modelo de análise de inovação social em casos, através de cinco dimensões: transformações, caráter inovador, inovação, atores e processos. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar como se caracterizam as dimensões da inovação social no Programa de Estimulo à Cooperação na Escola (PRECE) à luz do modelo de Tardif e Harrisson. A pesquisa apresenta como objetivos específicos analisar cada uma das dimensões da inovação social proposta pelos autores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso único. A coleta de dados compreendeu dados secundários e primários. Utilizou-se das técnicas de observação direta e entrevistas semiestruturais realizadas junto aos desenvolvedores e beneficiários do programa. Assim, na perspectiva do modelo desenvolvido por Tardif e Harrison (2005), o Programa de Estimulo a Cooperação na Escola apresenta evidências de inovação social, cujo o processo de inovação social encontra-se em estágio avançado de institucionalização. As dimensões da inovação social foram percebidas através da carência de perspectiva de vida, da demanda por inclusão social de jovens e crianças e a situação socioeconômica da comunidade de Cipó, que motivaram o desencadeamento de uma ação social caracteriza pelo protagonismo estudantil de jovens e pela inclusão de uma parcela da população considerada excluída; a institucionalização das soluções adotadas levou a constituição de um modelo de governança participativo e de uma “nova economia” do conhecimento; a inovação social desenvolvida mostra impacto local e é voltada ao bem comum; os atores envolvidos são múltiplos e decorrem de diferentes níveis e setores da sociedade; os principais processos utilizados são mobilização, participação, aprendizagem, parceria e empoderamento; e a maior parte das restrições identificadas ocorreu no início da atuação da iniciativa
Abstract: The innovation comes from Schumpeter (1985), who defines it as novelties that can be integrated into the economic system and that changes the links between producers and consumers, being, in the author's point of view, a fundamental element for economic development. However, throughout the 21st century, innovation is influenced by new bases of knowledge and gains dimensions that expand beyond the market and thus becomes part of sectors such as the public and the third sector (MEDEIROS et al. 2017). In this context, social innovation is presented with the goal of attending to social needs and promoting social benefits for communities through the creation of new products, services, organizational structures or activities that go against social exclusion, segregation and lack of opportunities (Muller et al., 2013). Tardif and Harrisson (2005) developed a model of analysis of social innovation in cases, through five dimensions: transformations, innovative character, innovation, actors and processes. Thus, this research has as general objective to investigate how the dimensions of social innovation are characterized in the Program of Encouragement to Cooperation in School (PRECE) in the light of the Tardif and Harrisson model. The research presents specific objectives to analyze each of the dimensions of social innovation proposed by the authors. It is a research of a qualitative nature, having as its strategy the single case study. Data collection included secondary and primary data. The techniques of direct observation and semi-structural interviews with the developers and beneficiaries of the program were used. Thus, in the perspective of the model developed by Tardif and Harrison (2005), the Program for Stimulating Cooperation in School presents evidence of social innovation, whose social innovation process is at an advanced stage of institutionalization. The dimensions of social innovation were perceived through the lack of perspective of life, the demand for social inclusion of young people and children and the socio-economic situation of the community of Cipó, which motivated the initiation of a social action characterized by the student protagonism of young people and the inclusion of a portion of the population considered excluded; the institutionalization of the solutions adopted led to the constitution of a model of participatory governance and a "new economy" of knowledge; the social innovation developed shows local impact and is focused on the common good; the actors involved are multiple and come from different levels and sectors of society; the main processes used are mobilization, participation, learning, partnership, and empowerment; and most of the constraints identified occurred at the beginning of the initiative.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74980
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8515-9146
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0740161704624013
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_rsfsilva.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.