Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7492
Title in Portuguese: Um projeto de educação musical e de canto coral na UFC: O protagonismo pedagógico de Izaíra Silvino
Title: Un projet d'éducation musicale et chant choral à l'UFC: Le protagonisme pédagogique de Izaíra Silvino
Author: Silva, Eduardo Teixeira da
Advisor(s): Viana Júnior, Gerardo Silveira
Keywords: Moraes,Izaíra Silvino,1945-
Canto coral – Instrução e estudo – Fortaleza(CE)
Educação – Métodos biográficos
Coral da UFC
Issue Date: 2012
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SILVA, Eduardo Teixeira da. Um projeto de educação musical e de canto coral na UFC: O protagonismo pedagógico de Izaíra Silvino. 2012. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Portuguese: Este trabalho de pesquisa buscou desvelar como Izaíra Silvino Moraes concebeu um projeto educativo musical na Universidade Federal do Ceará a partir de sua atuação a frente do Coral da UFC durante os anos 1980, sendo de fundamental importância o enfoque da história de vida da Maestrina para revelar como a sua trajetória formativa foi constituindo sua visão pedagógico-musical, que contribuiu para o processo de institucionalização da Música como saber-fazer acadêmico na Universidade, deixando ressonâncias nos projetos dos cursos ou na política de formação de professores de Música que atualmente existe no curso de Música – Licenciatura da UFC. Assim, focaremos a “luz” em Izaíra (a destacando como protagonista) para iluminarmos parte da história da Educação Musical na UFC. Para alcançar esse objetivo de estudo elegemos a História Oral como a metodologia básica para a realização desta pesquisa, utilizando a entrevista semi-estruturada como o principal procedimento para a coleta e produção dos dados a serem analisados e apresentados. Dessa maneira, esta investigação propôs uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória e do tipo estudo de caso, pois enfoca a trajetória de formação e fazer musical de Izaíra Silvino a partir da narrativa de sua história de vida, na qual é destacada a sua atuação (prática musical educativa) junto ao Coral da UFC, que constituí a temática de interesse pesquisada. O referencial teórico contou com as contribuições de Larrosa (2002), Tardif (2010), Adorno (1995), Freire (1979, 2002), adotando o conceito de experiência como um termo chave para descrever e discutir a formação humana-estética-pedagógica-política de Izaíra, compreendendo a experiência, a partir das leituras dos autores citados, como um momento de construção de sentidos que constituem fazeres e saberes ao sujeito que a vive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7492
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012-DIS-ETSILVA.pdf5,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.