Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
Autor(es): Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e
Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
Palavras-chave: Cosmético - Industria;Cosmético - Industria;Globalização
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Sandra Maria dos Santos
Citação: LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.
Resumo: Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_fgsnlima.pdf5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.