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Tipo: Dissertação
Título: O uso do software de autoria jclic como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática nas séries finais do ensino fundamental por meio da construção de jogos educativos
Título em inglês: The use of jclic authoring software as a pedagogical tool in the teaching-learning process of mathematical content in the final series of elementary school through the construction of educational games
Autor(es): Silva, José Cláudio Moreira da
Orientador: Santana, José Rogério
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino;Software educacional;Jogos no ensino de matemática
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, José Cláudio Moreira da. O uso do software de autoria jclic como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática nas séries finais do ensino fundamental por meio da construção de jogos educativos . 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso sobre o uso de novas tecnologias para o ensino de matemática. O objetivo é avaliar os processos de construção de jogos no software de autoria Jclic através da participação ativa dos alunos na criação de jogos, bem como discutir seus resultados O problema desta pesquisa destaca a figura do professor, sua interação com as tecnologias e sua metodologia de ensino. A estratégia de uso deste tipo de software no ensino de matemática foi o foco desta pesquisa. Primeiramente fizemos uma investigação de como as tecnologias estão inseridas na sociedade, sob a ótica de autores como Castells (2001) e Kenski (2007), a fim de oferecer maior compreensão sobre a realidade atual, através do conhecimento de fatos que influenciam a prática profissional do professor. No desenvolvimento do trabalho fizemos um estudo ligado aos seguintes subtemas: o ensino de matemática nas escolas e as tendências e perspectivas atuais da Educação Matemática; um levantamento das dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática no ensino dessa disciplina e os caminhos propostos por autores como Chagas (2001) e D’Ambrósio (2002) para diminuir a rejeição aos métodos tradicionais de ensino; o estudo de abordagens pedagógicas que podem nortear o ensino de matemática com o emprego de tecnologias bem como a identificação das maneiras de como os computadores podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática; o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração proposto por Valente (1999) como o meio pelo qual o aluno aprende o conteúdo ao utilizar o software de autoria; e o levantamento dos tipos de softwares utilizados na educação, enfatizando os softwares de autoria como aqueles que têm as características próprias para o desenvolvimento de atividades construtivistas e, dentre eles, o Jclic. A pesquisa de campo levantou dados mediante de observações e questionários aplicados a três professores responsáveis pelo ensino de matemática em uma escola de Ensino Fundamental localizada em Fortaleza, e a um grupo de 7 alunos distribuídos entre três turmas desta Instituição. Os dados coletados foram analisados a partir do modelo qualitativo proposto por Moraes (2002). Ao final, verificamos que o desenvolvimento de jogos no software Jclic apresenta enorme potencial para auxiliar os professores no ensino de matemática.
Abstract: This is a case study on the use of new technologies for teaching mathematics. The objective is to evaluate the process of building games in authoring software Jclic through the active participation of students in the creation of games as well as discuss in results. The problem with this research highlights the figure of the teacher, their interaction with the technology and methodology of teaching. The strategy of using this tape of software in mathematics teaching was the focus of this research. First we did an investigation of how technologies are embedded in society, from the perspective of authors such as Castells (2001) and Kenski (2007) in order to provide greater understanding of the current reality, through the knowledge of facts that influence professional practice teacher. In developing this work we have studied on the following subjects: mathematics education in schools and trends and current issues in mathematics education, a survey of the difficulties faced by mathematics teachers in teaching this discipline and the ways proposed by authors such as Chagas (2001) and D’Ambrosio (2002) to decrease the rejection of traditional teaching methods, the study of pedagocial approaches that can guide the teaching of mathematics with the use of technologies and the identification of ways of how computers can be used in teaching and learning mathematics; cycle description – execution – reflection – debugging proposed by Valente (1999) as the means by which students learn to use content authoring software, and the survey of the types of software used in education, emphasizing the authoring software such as those that have the characteristics for the development of constructivist activities and, among them, the Jclic. The field study collected data through observations and questionnaires to three teachers responsible for teaching math in a school located in Fortaleza, and a group of seven students distributed among three classes of this institution. The collected data were analyzed from the qualitative model proposed by Moraes (2002). At the end, we found that the game development in software Jclic presents enormous potential to assist teachers in teaching mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7324
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