Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7250
Title in Portuguese: Estudo em grupo como ferramenta pedagógica: uma pesquisa-ação da aprendizagem de química no ensino médio
Title: Group study as a pedagogycal tool: an action research learning of high school chemistry
Author: Lima, Raimundo Plácido Melo Soares
Advisor(s): Gomes, Maria das Graças
Keywords: Química - Estudo e ensino
Estudos em grupo
Práticas pedagógicas
Issue Date: 2013
Citation: LIMA, Raimundo Plácido Melo Soares. Estudo em grupo como ferramenta pedagógica: uma pesquisa-ação da aprendizagem de química no ensino médio. 2013. 80 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Portuguese: O profissional da educação no contexto atual tem que atender as demandas por mais conhecimento, porém, de um conhecimento que conduza o estudante ao senso crítico e lhe permita ampliar oportunidades de continuar aprendendo e desenvolvendo sua capacidade de assimilar mudanças. Como conseqüência, também se faz necessário uma mudança de comportamento do professor em sala de aula, que, com novos métodos pedagógicos se aproxima dos estudantes. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo uma análise da eficácia do método de estudo em grupo como ferramenta pedagógica de aprendizagem de Química no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 12 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, subdividido em 4 grupos de 3 estudantes reunidos por afinidade. Os conteúdos abordados foram: propriedades da matéria; substância e mistura; fracionamento de misturas heterogêneas e fracionamento de misturas homogêneas. A pesquisa se iniciou com a aplicação de uma avaliação para definir o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas, seguido de encontros para o desenvolvimento inicial, onde o pesquisador utilizou 4 desses para apresentação dos temas citados utilizando diferentes metodologias, entre as quais, estudo individual de material didático distribuído, discussão em grupo, elucidação de dúvidas e aplicação da avaliação na forma de resumo. Os grupos utilizaram 2 encontros, para apresentação de material por eles desenvolvidos sem ajuda do professor pesquisador. Nova avaliação foi aplicada para comparação com relação ao crescimento do aprender a aprender e aprender a fazer do aprendiz. No último encontro foram analisadas em conjunto as aulas apresentadas pelos estudantes e foram dadas sugestões de como melhorar o trabalho desenvolvido. Os estudantes elaboraram materiais pedagógicos de apoio aos conteúdos usados, como vídeos e jogos. O pesquisador fez um confronto dos resumos após sua exposição e a apresentação da equipe de estudantes. Observou-se que não só àqueles que apresentaram os conteúdos estudados como os estudantes ouvintes, demonstraram evolução na absorção de conhecimentos através dos resumos elaborados, constatando desta forma, que no estudo em grupo o aprender a aprender e aprender a fazer. O Produto Educacional foi desenvolvido no formato de "Texto de Apoio" para professores do ensino médio, e elaborado a partir das aulas preparadas e dos materiais pedagógicos desenvolvidos.
Abstract: The educational professional in the nowadays context has to meet some demands for acquiring more knowledge, nevertheless, the sort of knowledge that leads our students towards critical thinking and also towards a broadening of opportunities in order for their continuation of their learning and developing their ability to assimilate the ongoing technological changes. As a consequence, it is necessary to change the teacher himself in the environment of the classroom by means of new teaching methods for the students getting close to his methodology. In this context, this paper aims at having an analysis of the effectiveness of the method in the study of teamwork as a pedagogical tool for learning Chemistry in our high schools. We used a group of twelve students of the 3rd year of our high school system, which was divided into 4 smaller groups of 3 students each of them put together by affinity. The chosen subjects were: Properties of Matter; Substance and Mixture; Fractioning of Heterogeneous Mixtures and of Homogeneous Mixtures. The research took place within 7 meetings for its initial development, whereas the researcher used the presentation of these four aforementioned themes using different methodologies, individual study of the distributed educational materials, group discussion, clarification of doubts and application of assessment by means of summary essays. The groups used two meetings for the presentation of material developed by them without the assistance of the research teacher. New pieces of evaluation were also applied for comparison regarding the increase of learning how to learn and of learning how to do by the student themselves. At the very last meeting, we discussed together all the lessons which were presented by the students and they were given some suggestions on how to improve their assignments. The students developed some instructional materials to be used for the support of the many contents such as videos and games. The researcher made a comparison of the summary essays after the exposing of their group presentation not only to those students who had studied the contents as well as by students in the audience who demonstrated some progress in the absorption of the new knowledge through the summary essays which were prepared. And finally, the learning how to learn and learning how to do was effectively observed in the study of teamwork. The Educational Product which was prepared out of the prepared lessons and the developed teaching materials
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7250
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_rpmslima.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.