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Tipo: Dissertação
Título: Programa Mais Educação: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal Casimiro Montenegro
Título em inglês: More education program: evaluation process implementation in Montenegro Casimiro hall school
Autor(es): Cunha, Elizangela Vale
Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
Palavras-chave: Public Policy for Education;Integral Education;Educação e estado - Fortaleza(CE);Educação integral - Avaliação - Fortaleza(CE);Programa Mais Educação (Brasil)
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CUNHA, Elizangela Vale. Programa Mais Educação: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal Casimiro Montenegro. 2013. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem no objeto de estudo o Programa Mais Educação, política pública de educação integral, através da ampliação dos tempos e espaços de aprendizagem, instituída pelo Ministério da Educação (MEC). O estudo tem como objetivo principal avaliar o processo de implementação do programa, através do estudo de investigação em uma escola pública do município de Fortaleza – CE. Para tanto escolhemos como lócus a Escola Municipal Casimiro Montenegro. Estudamos diferentes concepções e práticas de educação integral, encontrado em autores como: Anísio Teixeira (1962), Paulo Freire (1968), Guará (2006), Cavaliere (2000), dentre outros que fundamentaram a investigação. Refletimos sobre as concepções de educação integral presentes nos sujeitos envolvidos e analisamos o cotidiano escolar e as repercussões decorrentes do Programa Mais Educação na comunidade local, e relacionamos, ainda, com a intersetorialidade. O estudo parte do pressuposto de que a escola sozinha não é capaz de desenvolver integralmente seus alunos. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem qualitativa, que buscou contemplar a voz dos diversos sujeitos por meio de entrevistas e grupos focais, que foram determinantes para a coleta de dados. Possibilitou perceber as ações do Programa para a construção de uma prática intersetorial.
Abstract: The object of study in this research is the More Education Program, a public policy of comprehensive education through expansion of the times and places of learning established by the Ministry of Education (MEC). The study aims at evaluating the implementation process of the program, through the research study in a public school in Fortaleza - CE, therefore chosen as the locus Municipal School Casimiro Montenegro. We study different concepts and practices of holistic education, found in authors such as: Teixeira (1962), Paulo Freire (1968), Guara (2006), Cavaliere (2000), among others which motivated the research. We reflect on the concepts of comprehensive education present in subjects involved and analyze the school routine and the repercussion of More Education Program in the local community, and also relate to the intersectionality. The study assumes that the school alone can not fully develop their students. It is an evaluative study with a qualitative approach, which sought to include the voice of many subjects through interviews and focus groups, which were instrumental in data collection. It enabled to perceive the actions of the Program for the building of an intersectoral practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7110
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