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Tipo: Dissertação
Título: Educação e sociedade no cordel: o lugar social da mulher em obras de Leandro Gomes de Barros e José Camelo de Melo Rezende
Autor(es): Neves, Francisco Paiva das
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Cordel;Educação;Retrato da mulher no cordel;Educação não formal;Leandro Gomes de Barros;José Camelo de Melo Rezende;String book;Education;Portrait of the woman on string books;Non-formal education
Data do documento: 2022
Citação: NEVES, Francisco Paiva das. Educação e sociedade no cordel: o lugar social da mulher em obras de Leandro Gomes de Barros e José Camelo de Melo Rezende. Orientador: Luís Távora Furtado Ribeiro. 2022. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como a mulher veio a ser retratada em cordéis publicados entre 1900 e 1950 pelos poetas Leandro Gomes de Barros e José Camelo de Melo Rezende, demonstrando como a construção desse retrato foi influenciado pelo contexto social e pelas perspectivas educacionais dos períodos em que os cordéis analisados foram produzidos. Nesse processo, identificamos como os referidos poetas populares muitas vezes reproduziam o pensamento social hegemônico em suas personagens, bem como acentuamos como o cordel, enquanto recurso educacional não formal, contribuiu para a sedimentação de preconceitos, principalmente em relação às mulheres. Entretanto, mostramos que ambos os poetas também produziram avanços no tocante à representação da mulher, como se observa nos cordéis A força do amor (de Leandro Barros) e Romance do pavão misterioso (de Camelo Rezende), espelhando um novo modelo de mulher que ia se estabelecendo com a modernidade. O presente estudo se desenvolve através de uma abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como instrumento de investigação a Análise do Discurso. Para a constituição do corpus de análise, foram selecionados vários cordéis, alguns muito raros, que fazem parte dos acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, do catálogo de literatura de cordel do acervo Maria Alice Amorim e na cordelteca da Biblioteca Amadeu Amaral do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. A análise do referido corpus teve como suporte teórico obras que refletem sobre literatura popular, em especial, a literatura de cordel, e sobre obras do campo da Sociologia, da História e da Educação. Entre os principais teóricos aos quais recorremos, cabe dar destaque aos nomes de Brandão (2020), Burke (2010), Ciavatta (2009), Galvão (2000), Hobsbawm (1988) e Le Goff (2003). Algumas obras desses e de outros autores foram imprescindíveis para a realização deste estudo, que, julgamos, pode levar a um entendimento mais profundo sobre como a mulher foi retratada no cordel entre os anos 1900 e 1950, além de contribuir para reafirmar a importância da inserção do cordel nos processos formativos e, consequentemente, para a elaboração de políticas que apontem para a inserção do folheto no currículo escolar.
Abstract: both poets also produced advances in terms of the representation of women, as can be seen in the string books A força do amor (The love’s power, by Leandro Barros) and Romance do pavão misterioso (Novel of the mysterious peacock, by Camelo Rezende), mirroring a new model of woman who was being established with modernity. This study is developed through a qualitative approach and bibliographic and documentary research, using Discourse Analysis as a research tool. For the constitution of the corpus of analysis, several string books were selected, some of them very rare, which are part of the collections of the Casa de Rui Barbosa Foundation, of Maria Alice Amorim’s collection of string books and of Amadeu Amaral Library of the National Center of Folklore and Popular Culture. The analysis of this corpus had as theoretical support works that reflect on popular literature, especially string books, and on works in the field of Sociology, History and Education. Among the main theorists we resorted to, it is worth mentioning the names of Brandão (2020), Burke (2010), Ciavatta (2009), Galvão (2000), Hobsbawm (1988) and Le Goff (2003). Some works by these and other authors were essential for this study, which, we believe, may lead to a deeper understanding of how women were portrayed on the string books published from 1900 to 1950, in addition to contributing to reaffirm the importance of insertion string books in the training processes and, consequently, for the elaboration of policies that point to the insertion of the popular literature in the school curriculum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68735
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