Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68709
Tipo: TCC
Título: O ensino da matemática para deficientes visuais
Título em inglês: Teaching mathematics to the visually impaired
Autor(es): Costa, Maria José Araújo da
Orientador: Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Ensino de matemática;Educação inclusiva;Deficiência visual
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Maria José Araújo da. O ensino da matemática para deficientes visuais. 2020. 30 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, discutir o processo de ensino da matemática para deficientes visuais, mostrar os direitos que são assegurados os portadores de deficiência visual e como se esta sendo trabalhada a educação inclusiva nas escolas. Possibilitar que através desse trabalho os professores possam refletir os métodos de ensino para esses alunos, se realmente estão sendo aplicados e se não mostrar meios para incluir em sala de aula. Conhecer os avanços até hoje conquistado, a história dos deficientes visuais ao longo dos anos, dados da deficiência visual no país. E apresentar alguns métodos de ensino já existente, porém pouco usados por falta de capacitação aos professores, mostrando que é possível o aprendizado desses alunos, seja deficientes ou não através desses conceitos manuseáveis.
Abstract: Or present a work item by objective, discussion or teaching process of mathematics for the visually impaired, show directly that the visually impaired are guaranteed and how inclusive education is being worked on in schools. Enable that, through their work, teachers are able to refine the teaching methods for these students, they are really being applied and do not demonstrate means for inclusion in the classroom. To know the progress of the page conquered, to a story of two visually impaired people a long two years ago, given the country's visual impairment. Present some existing teaching methods, mainly used due to the lack of teacher training, showing that it is possible or learned from some students, it is deficient or not through bad conceptions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68709
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_mjacosta.pdf516,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.