Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico
Título em inglês: Development of an educational game about surgical positioning
Autor(es): Alves, Maria Geórgia Torres
Pereira, Emanuela Batista Ferreira e
Valença, Marília Perrelli
Santos, Danielle Christine Moura dos
Palavras-chave: Educação em saúde;Educação em Enfermagem;Enfermagem Perioperatória
Data do documento: Mar-2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: ALVES, Maria Geórgia Torres et al. Desenvolvimento de jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico = Development of an educational game about surgical positioning. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 31-40, mar., 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789. Acesso em: 1 abr. 2022.
Resumo: Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, na modalidade desenvolvimento de tecnologia educacional, realizada por uma acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), monitora de Enfermagem Perioperatória com Ênfase em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. O jogo foi construído no mês de novembro de 2019, à luz da literatura disponível sobre posicionamento cirúrgico, considerando o conceito de Tecnologia Cuidativo-Educacional (TCE). Foram utilizados materiais de papelaria e recursos de impressão gráfica. Resultado: O material desenvolvido foi um jogo de tabuleiro do tipo trilha, intitulado "Adivinha a posição!”, que se utiliza da dinâmica do jogo com imagens e perguntas sobre as posições cirúrgicas para abordagem educativa de forma lúdica. Conclusão: O processo de construção deste jogo foi relevante para o processo ensino-aprendizagem na monitoria, pois agregou envolvimento intenso com a produção manual associada ao estudo teórico acerca da utilização de novas tecnologias de ensino no contexto da saúde.
Abstract: Objective: The purpose of this study was to describe the development of an educational game about surgical positioning. Method: This is a methodological research, in the development of educational technology, carried out by an academic from the nursing faculty of the University of Pernambuco, tutor of Perioperative Nursing with emphasis on Surgical Center and Material and Sterilization Center. The game was developed in November 2019, in the light of the available literature on surgical positioning, considering the concept of Care-Educational Technology (CET). Stationery materials and graphic printing resources were used to craft the game. Result: The material developed was a board game of the trail type, entitled "Guess the position!", which uses the dynamics of the game with images and questions about the surgical positions for a playful educational approach. Conclusion: The process of building this game was relevant to the teaching-learning process in tutoring, as it added intense involvement with manual production associated with the theoretical study on the use of new teaching technologies in the context of health.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_mgtalves.pdf535,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.