Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64228
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores(as) de ciências e biologia na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades
Título em inglês: Science and biology teacher education from the perspective of hybrid teaching: challenges and possibilities
Autor(es): Feitosa, Robério Rodrigues
Orientador: Mota, Erika Freitas
Coorientador: Sobreira, Alana Cecília de Menezes
Palavras-chave: Métodos ativos;Biologia - Estudo e ensino;Ensino de Ciências;Formação docente
Data do documento: 22-Fev-2022
Citação: FEITOSA, Robério Rodrigues. Formação de professores(as) de ciências e biologia na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A utilização das tecnologias educacionais possibilita melhorias e inovação nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, é necessário articular as estratégias de ensino com as mudanças nas metodologias educacionais, não sendo suficiente apenas o uso das tecnologias digitais sem um planejamento adequado. O ensino híbrido combina o ensino on-line com as propostas presenciais, promovendo personalização da aprendizagem. Esta pesquisa objetivou analisar em que medida o ensino híbrido pode contribuir com a formação inicial de professores de Ciências e Biologia, considerando a utilização das tecnologias educacionais como ferramentas pedagógicas. Realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, por meio de um grupo de experimentação e curso on-line sobre a temática, que foram materializados em um guia formativo, o produto educacional da pesquisa. A pesquisa foi realizada com discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Acopiara. Para coleta de dados buscou-se um feedback em cada momento formativo e foi utilizado um questionário contendo perguntas objetivas e discursivas. Os resultados obtidos permitem inferir que os estudantes mostraram entendimento sobre o ensino híbrido e seus modelos, embora alguns tenham sinalizado, inicialmente, que não o conheciam. As vertentes de utilização e renovação de papéis, práticas e metodologias se fizeram presente nas categorias de análise dos dados e a tecnologia é apresentada como ferramenta colaborativa que deve ser utilizada de forma recorrente na prática pedagógica relacionada ao ensino de Ciências e Biologia. A formação docente é apresentada como uma necessidade para utilização do ensino híbrido, possibilitando novas formas de avaliação com foco nas interações híbridas. O grupo de experimentação e o curso on-line foram importantes para a formação dos licenciandos, uma vez que possibilitaram construir caminhos práticos para utilização das tecnologias e do ensino híbrido nas aulas de Ciências e Biologia, enquanto o guia formativo promoveu a sistematização do que foi vivenciado em cada momento, sendo este material muito bem recebido do ponto de vista pedagógico (sistematização dos assuntos, abordagem, layout) pelos estudantes. Considera-se que as articulações e os diálogos tecidos ao longo da formação e da realização da pesquisa conduziram os discentes a despertar novos olhares de ressignificação da prática pedagógica e da necessidade de renovação das metodologias de ensino e aprendizagem.
Abstract: The usage of educational Technologies enables enhancements and innovation in the teaching and learning processes. However, it is necessary to articulate the teaching strategies with the changes in educational methodologies, not being enough the use of such technologies without adequate planning. Blended learning combines the on-line teaching with in-person proposals, promoting a personalization of the learning experience. This research sought to analyze to what extent blended learning can contribute to the initial training of Science and Biology teachers, considering the utilization of educational technologies as pedagogical tools. An action-research with a qualitative approach was carried out, through an experimentation group and an on-line course on the theme, which were materialized in a training guide, the educational product of the research. The research was conducted with students from the Biological Sciences course at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, on the Acopiara campus. For data gathering, feedback was aimed at each formative moment and a questionnaire containing objective and discursive questions was used. The results obtained allow to infer that the students have shown comprehension about the blended learning format, although some of them have initially signaled they did not know about it. The aspects of usage and renewal of roles, practices, and methodologies were present in the data analysis categories, and technology is presented as a collaborative tool that should be used recurrently in the pedagogical practice related to the teaching of science and biology. The teacher training is presented as a necessity for the use of blended learning, enabling new forms of assessment with a focus on hybrid interactions. The experimentation group and the online course were important for the formation of the undergraduates, since they allowed the construction of practical paths for the utilization of technologies and blended learning in science and biology lessons, while the formative guide promoted the systematization of what was experienced at each moment, being this material very well received from the pedagogical point of view (systematization of subjects, approach, layout) by the students. It is reckoned that the articulations and dialogues woven throughout the training and the execution of the research have led the students to awaken new perspectives on the re-signification of pedagogical practice and the need for the renewal of teaching learning methodologies.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Guia formativo sobre ensino híbrido mediado pelas tecnologias educacionais: vivências com um grupo de experimentação através de um curso on-line".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64228
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_pe_rrfeitosa.pdfProduto Educacional9,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2022_dis_rrfeitosa.pdfDissertação12,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.