Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
Autor(es): | Rodrigues, Jayron Miranda, Raquel Sales Lima, Arthur Souza de Feitosa, Raphael Alves Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia;Análise de livros;Currículo |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista da SBEnBio |
Citação: | RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jrodrigues.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.