Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
Título em inglês: The teaching challenges in 'remote education': experiences of internship in fundamental education
Autor(es): Rodrigues, Gleice de Alcântara
Gonzaga, Suelena Bernardo
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
Palavras-chave: Ensino Fundamental;Práticas docentes;Ensino remoto emergencial;Covid-19;Teaching practices;Emergency remote education
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Arma da Crítica
Citação: RODRIGUES, Gleice Alcântara; GONZAGA, Suelena Bernardo; FREITAS, ana Célia Sousa. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 256-266, dez. 2020.
Resumo: O presente artigo apresenta as reflexões resultantes da pesquisa realizada durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O referido estágio foi realizado de modo suplementar, em decorrência da situação de isolamento social decretada em virtude da pandemia de Covid-19, no ano de 2020. O objetivo foi acompanhar o trabalho de uma docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do ensino remoto emergencial. Para isso, foi realizada uma pesquisa participante que contou com uma entrevista semiestruturada e a observação/acompanhamento das atividades da referida professora. Concluímos que o advento da pandemia não somente paralisou os serviços da sociedade, uma vez que também acometeu os indivíduos de sentimentos, pensamentos e, por vezes, doenças que ameaçaram a vida e as relações, o que impactou significativamente nos processos de ensino e de aprendizagem das crianças.
Abstract: This article presents the reflections resulting from the research carried out during the Supervised Internship in Elementary School - Early Years. This internship was performed in a supplementary way, as a result of the social isolation decreed due to the Covid -19 pandemic, in 2020. The objective was to follow the work of a teacher in the Early Years of Elementary Education, to critically analyze the pedagogical practices developed in the context of emergency remote education. For this, the research was guided including a semi-structured interview and the observation/monitoring of the activities of that teacher. We conclude that the advent of the pandemic not only paralyzed society's services, once it also affected individuals with feelings, thoughts, and, sometimes, diseases that threatened life and relationships, which significantly impacted the teaching and learning processes of children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_garodrigues.pdf239,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.