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Tipo: Dissertação
Título: O processo de institucionalização da formação inicial de professores de Música na UFC
Autor(es): Lucena, Rodrigo Fernandes de
Orientador: Matos, Elvis de Azevedo
Palavras-chave: Ensino de música;Formação de professores;Democratização do ensino
Data do documento: 2021
Citação: LUCENA, Rodrigo Fernandes de. O processo de institucionalização da formação inicial de professores de Música na UFC. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar à luz dos documentos disponíveis, o processo de institucionalização da formação inicial de professores de música na Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando dar relevo aos processos de atualização pedagógica que neles estavam contidos. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU, 2018), e realizando diálogos teóricos com o conceito de habitus conservatorial (PEREIRA, 2012), este estudo buscou situar-se diante da necessidade e da pertinência de analisar o conteúdo das propostas curriculares, para conhecer os conceitos e elementos que repercutiram na trajetória da institucionalização e da Educação Musical Superior da UFC até que ocorresse a implantação do seu primeiro curso de formação de professores de música, em 2006. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, e empregou técnicas específicas de análise de conteúdo de documentos (BARDIN, 2011). Com este trabalho busquei, através das reflexões e descobertas que o constituem, contribuir com a discussão de currículos que proporcionam o ensino de música, os quais visam contribuir para a formação de professores de música, e para a democratização do acesso ao conhecimento musical.
Abstract: The present work aims to analyze, in the light of the available documents, the institutionalization process of the initial formation of music teachers at the Federal University of Ceará (UFC), seeking to highlight the pedagogical updating processes contained therein. Starting from the concepts of habitus (BOURDIEU, 2018), and carrying out theoretical dialogues with the concept of conservative habitus (PEREIRA, 2012), this study sought to situate itself in an analysis of the content of the curricular proposals, in order to know the concepts and elements that had repercuted on the trajectory of institutionalization and Higher Music Education at UFC until the implementation of its first training course for music teachers, in 2006. This research is bibliographical and documentary in nature, with a qualitative approach, and used specific techniques of document content analysis (BARDIN, 2011). With this work I sought, through the reflections and discoveries that constitute it, to contribute to the discussion of curricula that provide music education, which aim to contribute to the training of music teachers, and to the democratization of access to musical knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61484
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