Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60756
Tipo: Artigo de Evento
Título: Método de precificação alinhado à gestão de ponto de equilíbrio para multiprodutos em uma microempresa do ramo de confecção de fardamentos profissionais em Fortaleza/CE
Título em inglês: Pricing method linked to balance point management for multiproducts in a micro-company of the professional facilities confectionery structure in Fortaleza/CE
Autor(es): Ferreira, Lara Barreira
Rodrigues, Maxweel Veras
Araújo Neto, Geraldo Almiro de
Palavras-chave: Fardamentos;Preço de venda;Ponto de equilíbrio
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, Lara Barreira; RODRIGUES, Maxweel Veras; ARAÚJO NETO, Geraldo Almiro de. Método de precificação alinhado à gestão de ponto de equilíbrio para multiprodutos em uma microempresa do ramo de confecção de fardamentos profissionais em Fortaleza/CE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI., 08 a 10 nov. 2017, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2017. Tema: “Contribuições Da Engenharia De Produção Para Uma Economia De Baixo Carbono”
Resumo: Diante do ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas, a exigência pela qualidade dos produtos e pelo conhecimento de técnicas eficientes de gestão é notória. Isso têm dificultado a sobrevivência das micro e pequenas empresas, aas quais precisam manter-se firmes diante da concorrência, a qual inclui médias e grandes empresas, muitas bem estruturadas no quesito gestão. Além disso, para atender a uma clientela cada vez mais exigente, faz-se necessário manter, além da qualidade dos produtos e serviços, preços competitivos. Há, também, a necessidade de impor preços que possam cobrir os gastos fixos e variáveis e garantir rentabilidade. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo consiste na definição de um método de formação de preços juntamente com a análise de ponto de equilíbrio em uma microempresa do ramo de confecção de fardamento profissionais em fortaleza/ce. Em relação à metodologia, o presente estudo é caracterizado como pesquisa aplicada de propósito exploratório e abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental e o estudo de caso. Os resultados mostraram que o modelo de análise entregue à empresa condiz com sua realidade e tamanho e é de fácil entendimento e aplicação, sendo, portanto, eficazes.
Abstract: Due to the competitive environment, companies face the obligation to provide quality products with low prices, which requires the knowledge of efficient management techniques. This scenario is unfavourable for micro and small companies to ssurvive, since they have to stand firm to face market competition, which includes more experienced medium and large companies. In addition, to meet an increasingly demanding customer, it is necessary to maintain competitive prices and quality products. There is also the need to impose prices that can cover fixed and variable expenses and guarantee profitability. In this context, the aim of the present study is to define a method of price formation along with the analysis of break-even in a microenterprise of clothing industry, specialized in uniforms, in fortaleza/ce. Regarding the methodology, this study is characterized as an applied research with an exploratory purpose and a quantitative approach. Some technical procedures have been used, such as bibliographical and documentary research and the case study. The results show that the analysis model delivered to the company is consistent with its reality and size. It is also easy to understand and apply. Therefore, the results are effective.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60756
ISSN: 1809-7189
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_lbferreira.pdf455,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.