Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60119
Title in Portuguese: Da palhaçaria à pedagogia: uma etnografia sobre os efeitos do riso na sala de aula
Author: Ferreira, João Victor Ramos
Advisor(s): Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Keywords: Comicidade
Educação
Ensino
Antropologia
Humor
Issue Date: 2021
Citation: FERREIRA, João Victor Ramos. Da palhaçaria à pedagogia: uma etnografia sobre os efeitos do riso na sala de aula. Orientadora: Bernadete de Lourdes Ramos Beserra. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: No estudo, indaga-se sobre a participação e efeitos do riso e do humor em sala de aula. O objetivo da investigação é compreender, por meio de uma etnografia experimental em sala de aula, as implicações do riso e do cômico nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica nas aulas de Antropologia da Educação, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que abrangeu a participação e observação em um exercício cômico. Nesta experiência, foram produzidos diários de campo e catalogados documentos etnográficos (diários e avaliações dos alunos). Os resultados da investigação revelam o poder do riso em desvelar a cultura e os preconceitos. As conclusões apontam para o humor como um dispositivo cultural e pedagógico em sala de aula, cuja finalidade é colaborar com o vínculo entre professor e alunos, suavizando as hierarquias em sala de aula, e também com o exercício do estranhamento do familiar da cultura, da relativização do etnocentrismo e da reflexividade.
Abstract: This research investigates the participation of laughter and humor in the classroom. The objective of the investigation was, through an experimental ethnography in the context of educational background, to research the implications of the laughter and comic in teaching and learning processes. For this, an ethnographic research was done in the Anthropology of Education classes, in the Pedagogy course of Universidade Federal do Ceará (UFC), in which participation and observation were developed, field diaries produced and ethnographic documents (diaries and students’evaluations) were catalogued. The results of the investigation underline the capacity of laughter as a revealer of culture and prejudices, thus being able to contribute to the objectives of the anthropology of education. The conclusions point to humor as a communicational and pedagogical device in the classroom, which would aim not only to collaborate with the bond between teacher and students – softening the hierarchies in the classroom – but also to help with the exercise of a sense of strange with the culture’s familiarity, the relativization of ethnocentrism and reflexivity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60119
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_jvrferreira.pdf974,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.